Departamento de Comunicação
Restam apenas três dias para a estreia do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior. As Crias da Academia entram em campo na segunda-feira (05), contra o Monte Roraima, às 19h30 (de Brasília), na Arena Crefisa Barueri. Um dos atletas inscritos nascidos em 2005, o atacante Sorriso vai para sua ‘última dança’ como jogador de base.
O tradicional torneio, inclusive, teve papel fundamental na trajetória do atleta. Sorriso chamou a atenção do Verdão após se destacar pela competição em 2024, firmando o contrato com o clube alviverde após o certame. O atacante não encontrou dificuldade para se adaptar, somando 44 e 45 partidas nas temporadas de 2024 e 2025, respectivamente.
“Fico triste por ser minha última Copinha, mas feliz por realizar meu sonho de ser jogador profisional. Vim do Guaratinguetá, depois de uma Copinha, antes disso jogava no Rio Branco-AC. Recebi essa oportunidade de vestir a camisa do Palmeiras e foi uma adaptação muito rápida, com a ajuda dos meus companheiros, da direção e da comissão. Fiz duas grandes temporadas, fico muito feliz”, disse o atacante.
“Foi muito importante para chegar no Palmeiras. Antes da Copinha, estava meio desanimado, não queria mais. Minha mãe disse que seria importante jogar a Copinha, me deu confiança e suporte necessário. Com essa ajuda, fiz um excelente torneio e fui oportunizado aqui”, completou.

Em campo, Sorriso se destaca pela irreverência nas jogadas individuais, buscando o drible quando encara seus marcadores pela ponta. A base do Palmeiras, inclusive, tem como característica incentivar seus atletas a improvisar e produzir lances plásticos – a Academia de Futebol 2, em Guarulhos, possui um campo de terra para os jovens atletas reproduzirem o ambiente do futebol de rua.
“Tenho total consciência que meu jogo é esse: drible, um contra um. Sempre tive a confiança dos meus companheiros e da comissão nessa minha característica. Meu pai também sempre me incentivou, me mostrando vídeos de jogadores antigos que tinham essa característica”, finalizou Sorriso.
O Palmeiras vai em busca do terceiro título da Copinha. O primeiro troféu veio em 2022, quando as Crias da Academia golearam o Santos por 4 a 0 na final. No ano seguinte, o Alviverde foi bicampeão ao superar o América-MG por 2 a 1 na decisão. Na próxima edição, o Palestra fará parte do Grupo 27, ao lado de Batalhão-TO, Monte Roraima-RR e Remo, com sede em Barueri.































