Sub-11 e Sub-13 do Verdão largam na frente nas finais do Campeonato Paulista
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
As equipes Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras iniciaram com o pé direito a disputa pelo título do Campeonato Paulista. Na manhã deste domingo (19), a primeira categoria superou o Santos por 2 a 1, de virada, fora de casa, e a segunda derrotou o Corinthians por 4 a 3, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).
A segunda e última parte dos clássicos decisivos acontece no próximo fim de semana. No sábado (25), às 14h, o Sub-11 decide o título diante do Santos, no Allianz Parque, com entrada gratuita para a torcida, e o Sub-13 enfrenta o Corinthians no domingo (26), às 10h30, no Parque São Jorge. O Palmeiras tem a vantagem do empate em ambas as partidas.
O certame pelo Sub-13 começou de forma positiva para o Verdão, e o domínio nas ações ofensivas logo foi convertido em gols: aos nove minutos, após bela jogada e finalização de Luiz Guilherme pela direita, Felipe Charles pegou a sobra do goleiro e abriu o placar.
>> Clique aqui e confira as fotos da partida entre Palmeiras e Corinthians
A equipe adversária tentou reagir e até assustou após finalização na trave. No entanto, quando chegava, o Alviverde era letal. Nos acréscimos da primeira etapa, João Victor, de cabeça, ampliou para a equipe palestrina em bola espalmada pelo arqueiro rival.
O Corinthians foi para o tudo ou nada no segundo tempo e diminuiu a vantagem, mas a equipe palmeirense, fria no ataque, chegou ao terceiro com o capitão e oportunista Bruno Oliveira após cobrança de escanteio e confusão na área.
A tranquilidade alviverde no placar durou pouco. A vantagem foi convertida em sufoco ao longo do segundo tempo com o empate do rival, e o Verdão partiu para a pressão. As alterações do treinador Rogério Ferreira surtiram efeito: já nos acréscimos, após cobrança de escanteio de Kauan, Felipe foi de carrinho na bola e estufou as redes corintianas. A torcida alviverde foi ao delírio no Novelli Júnior, e o juiz encerrou a partida segundos depois.
“Foi um jogo extremamente aberto, atípico para uma final. Tivemos um primeiro tempo muito bom, com muitas oportunidades de gol, e eles voltaram para o segundo tempo no abafa. Acabamos faltando com atenção em alguns instantes, mas são meninos de 13 anos, temos de entender. Vamos corrigir o que deu errado e trabalhar na semana para brigarmos pela taça”, analisou Rogério, que busca mais um título estadual para a categoria.
Sub-11 se aproxima do tricampeonato consecutivo
Em sua quarta final consecutiva, a garotada do Sub-11 viu os donos da casa largarem na frente ainda no primeiro tempo. No entanto, o time treinado por Eduardo Alemão teve fôlego para buscar o empate no início da etapa final, com Endrick, e nos minutos finais, Ryan balançou as redes e garantiu mais uma vitória para o Verdão, que tem a vantagem de dois resultados iguais na partida de volta da decisão.
A categoria tem aproveitamento impressionante no Paulistão Sub-11. Em 23 partidas, a equipe soma 22 vitórias e um empate, além de incríveis 113 gols marcados (média de 4,9 por jogo) e apenas sete sofridos. O time é o atual bicampeão do torneio (2015 e 2016), superando Santos e Guarani, respectivamente, nas finais.
A base do Palmeiras faz história neste ano de 2017, com cinco categorias garantidas na final do Paulistão. Além dos times Sub-11 e Sub-13, o Sub-15 empatou com o São Paulo no último sábado (18) pela primeira partida da decisão. Já o Sub-17 derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 ainda neste domingo (19), também no Novelli Júnior. Por fim, o Sub-20 inicia a caminhada pelo título estadual no sábado (25), às 18h, contra a Ponte, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP).