Sub-11 e Sub-13 do Verdão vencem fora e largam na frente nas oitavas do Paulista

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Os garotos do Sub-11 e Sub-13 do Palmeiras deram um passo rumo às quartas de final do Campeonato Paulista. Neste domingo (23), as duas categorias venceram fora de casa os jogos de ida das oitavas de final: o Sub-11 derrotou a Inter de Limeira, no CT do rival, em Limeira-SP, por 3 a 0, e o Sub-13 superou o Rio Branco pelo mesmo placar, no Décio Vitta, em Americana-SP.

As partidas de volta serão disputadas no próximo domingo (30), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP. O Sub-11 recebe a Inter de Limeira a partir das 9h, e o Sub-13 enfrenta o Rio Branco às 10h30, ambos com entrada gratuita para a torcida. Com os resultados obtidos, o Palmeiras pode até mesmo perder por dois gols de diferença para garantir a classificação.

O Sub-11 marcou gols com Lucas Astolfi, Lucas Gabriel e José Henrique e tem a segunda melhor campanha no geral da competição, com 11 vitórias, três empates e uma derrota. As melhores campanhas enfrentam as piores no chaveamento das quartas de final, além de poderem decidir em casa no jogo de volta.

Os gols do Sub-13 foram anotados por Luis Guilherme (2) e Mateus Henrique. O Verdão é o único time ainda invicto no torneio e tem a melhor campanha no geral, com 12 vitórias e três empates. Tanto o Sub-13 quanto o Sub-11 haviam terminado a fase de grupos na liderança de suas chaves.

Paulista Sub-11 e Sub-13

Nas categorias menores, a prática do futebol também visa o caráter recreativo e educacional. No Sub-11, que atua em campo reduzido, as equipes jogam com nove atletas de linha e número livre de substituições – o atleta substituído, inclusive, pode voltar a campo. O Sub-13, com 11 jogadores em campo, permite até 11 trocas por partida respeitando o limite de três paradas para as alterações – a pausa do intervalo não entra nesta conta.

No ano passado, o Verdão conquistou o tricampeonato do Paulista na categoria Sub-11, contra o Santos, em pleno Allianz Parque. O Sub-13, depois do título estadual em 2016, ficou com o vice em 2017. As duas categorias já levaram taças em 2018: o Sub-11 venceu a GO Cup e o tri da Copa Bellmare, no Japão, e o Sub-13 conquistou a Mito HollyHock Cup, no Japão.