Departamento de Comunicação
Nesta semana, os atletas do Sub-14 do Palmeiras visitaram uma das unidades da Faculdade das Américas (FAM) para uma vivência no laboratório de Morfologia humana. Em experiência interativa, os jogadores aprenderam detalhes importantes a respeito do funcionamento mecânico de seus corpos em um contexto de alta performance.
Acompanhados de assistentes sociais e pedagogos do Verdão, os atletas ouviram uma palestra de uma professora da FAM e puderam manusear peças em tamanho real de estruturas musculares e ósseas. Na imersão, os jogadores puderam compreender os processos de hipertrofia e regeneração, além de receberem informações valiosas sobre prevenção de lesões.
“O projeto de extensão ‘Além das 4 Linhas’ é muito lindo. Nós recebemos os atletas e damos orientações em relação à saúde, para que eles possam conhecer melhor o próprio corpo, que é a ferramenta de trabalho deles. Entender o funcionamento das partes do corpo e como cuidar dele. É uma experiência incrível, porque eles têm muitas dúvidas”, disse Daniela Leme, professora da FAM.
“Trazer os atletas para a FAM foi de suma importância para o desenvolvimento deles de maneira integral. A gente visa a não apenas desenvolvê-los dentro de campo, mas também em outras vertentes para a vida como um todo. Hoje, conheceram o laboratório de morfologia, puderam falar sobre anatomia e viram peças que representam partes de seus corpos. Por exemplo, viram joelho e tornozelo, que são muito importantes para a performance do atleta”, afirmou o assistente social Fernando Truyts.

O projeto “Além das 4 Linhas” realiza ações interdisciplinares, educativas, culturais e científicas com os atletas das categorias de base do Palmeiras, tendo como objetivo agregar conhecimentos que extrapolam os limites do futebol para os futuros craques do Verdão.