Departamento de Comunicação

A equipe Sub-17 do Palmeiras é campeã paulista de 2018! Com grande campanha e superioridade sobre o São Paulo nos dois jogos da final, o Verdão goleou o segundo jogo da decisão por 3 a 0, no estádio José Liberatti, em Osasco, neste sábado (24). A base alviverde disputou a final do estadual com todas as categorias pelo segundo ano consecutivo e, assim como em 2017, faturou três títulos (Sub-20, Sub-17 e Sub-13) e dois vice-campeonatos (Sub-15 e Sub-11).

>> Clique aqui e confira as fotos do jogo

Os dois artilheiros foram palestrinos: Fabrício, com 36 gols (um a menos que o recorde histórico de Gabriel Jesus na edição de 2014 do torneio) e Gabriel Silva, com 28 gols. O Verdão já havia vencido o jogo de ida, no Morumbi, por 3 a 1, e confirmou em Osasco seu 13º título do Paulista Sub-17 na história. O clube encerrou ainda o jejum de sete anos sem o ouro na categoria – venceu também em 1926, 1927, 1937, 1941, 1944, 1952, 1955, 1960, 1961, 1966, 1972 e 2011.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Time Sub-17 do Palmeiras se sagrou campeão paulista neste sábado (24)

Os gols da segunda partida da final foram marcados por Fabrício e Gabriel Veron, duas vezes, coroando uma temporada histórica para o Sub-17. Em junho, o Palmeiras conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes da categoria, na Espanha, com vitória sobre o Real Madrid na final. Neste ano, o time comandado pelo técnico Artur Itiro também foi bicampeão da Scopigno Cup, na Itália.

“Ano passado o título do Paulista Sub-17 bateu na trave, fomos vice-campeões. Era uma conquista que queríamos muito em 2018. Trabalhamos de forma intensa e está todo mundo de parabéns, todos os departamentos envolvidos. O grande mérito da base do Palmeiras hoje é esse trabalho integrado. Isso faz com que possamos ir cada vez mais longe”, afirmou Itiro.

A campanha do título teve 27 vitórias, quatro empates e uma derrota, com 120 gols pró e 22 sofridos. Foi o 22º troféu conquistado pelo Centro de Formação de Atletas neste ano, que já é considerado o mais vitorioso da história da base do clube – o anterior havia sido em 2017, quando obteve 16 títulos. Nos Paulistas da temporada, o Sub-13 faturou a taça com vitórias sobre o São Paulo na final, e o Sub-20 superou o Corinthians.

O jogo

A vantagem do Palmeiras ficou ainda maior no primeiro minuto de jogo, quando Fabrício apareceu bem na entrada da área e abriu o placar. Tranquilo e seguro no jogo, o time teve maturidade para segurar o São Paulo nos momentos de pressão e ainda foi eficiente para guardar mais um gol antes do intervalo, com Gabriel Veron, em batida rasteira no canto. Somando o placar do jogo de ida, a vantagem alviverde passou a ser de quatro gols.

Em contagem regressiva para levantar o troféu, o time alviverde teve maior posse de bola e buscou de todas as formas ampliar no segundo tempo. Fabrício teve ótima oportunidade de igualar o recorde de Gabriel Jesus em cabeceio, mas a bola subiu demais e passou sobre o gol. Já nos minutos finais, Veron viu o goleiro adiantado e marcou um golaço, de trivela por cobertura, para transformar a vitória palmeirense em goleada.

Palmeiras Sub-17: Leandro, Garcia, Kaique Mafaldo, Henri e Gabriel Ramos; Bruno Tatavitto, Ramon (Fabinho), Geovane Jesus (Marcos Dias) e Gabriel Silva (Renan); Gabriel Veron e Fabricio. Técnico: Artur Itiro.

Base faz história em 2018

O Palmeiras vive momento histórico nas categorias de base e chegou às finais do Campeonato Paulista com todas as categorias pelo segundo ano consecutivo – nenhum clube havia atingido o feito por dois anos seguidos na história dos estaduais. Já são 22 taças conquistadas pelo Verdão em 2018, número que ainda pode aumentar nos últimos torneios de dezembro.

No exterior, foram dez conquistas: a CEE Cup Sub-20 (República Tcheca), o torneio de Terborg Sub-20 (Holanda), o Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), o We Love Football Sub-15 e a Scopigno Cup Sub-17 (Itália), a Copa Bellmare Sub-11, o Tokyo Youth Tournament Sub-14, a Copa Toreros Sub-12, a Mito HollyHock Cup Sub-13 e o Saitama Festival Sub-16 (Japão).

No Brasil, além dos Paulistas Sub-20, Sub-17 e Sub-13, o Palmeiras já faturou as taças da IberCup (Sub-10), GO Cup (Sub-11), Torneio Internacional de Avanhandava (Sub-12), Dani Cup (Sub-14), Campeonato Brasileiro Mirim (Sub-14), Copa Brasil de Futebol Infantil (Sub-15), EFIPAN (Sub-15), Copa Santiago de Futebol Juvenil (Sub-18) e Campeonato Brasileiro (Sub-20).

CONFIRA A ÍNTEGRA DO JOGO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

CONFIRA O VÍDEO DA COMEMORAÇÃO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: