Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
Um time de guerreiros. Sem desistir por nenhum minuto, a equipe Sub-17 do Palmeiras conseguiu uma classificação emocionante à final do Campeonato Paulista neste domingo (12). Precisando da vitória sobre o São Paulo na segunda partida da semi, no Novelli Júnior, em Itu-SP, o Verdão superou o rival por 1 a 0 e carimbou sua vaga na decisão. O gol salvador foi marcado pelo atacante Fabrício, de cabeça, já nos minutos finais da segunda etapa.
>> Clique aqui e confira as fotos da partida
A base do Palmeiras faz história neste final de 2017, com quatro categorias já garantidas na final do Paulistão. Neste domingo (12), o Sub-11 e o Sub-13 passaram por Corinthians e São Paulo na semi. No sábado (11), o Sub-15 superou o Red Bull Brasil e também havia carimbado a vaga. Na semi, o Sub-20 venceu o jogo de ida contra o Grêmio Novorizontino, por 2 a 0, e disputa a partida de volta nesta sexta (17), às 18h, na Arena Barueri, com entrada gratuita.
O adversário do Palmeiras na final do Sub-17 será a Ponte Preta, que eliminou o Corinthians na outra chave da semifinal – as datas e locais dos jogos serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol durante a semana. No primeiro jogo contra o São Paulo, disputado no CT de Cotia, o rival havia vencido por 1 a 0 (o Palmeiras tem melhor campanha e jogava por dois resultados iguais).
O autor do gol comentou a emoção da classificação heroica à final. “Tenho que parabenizar todo o elenco, essa vitória é de todos. Nos minutos finais estávamos em uma formação tática de urgência, para fazer o gol, e deu certo. Vamos descansar agora. Agora voltamos a pensar na Copa do Brasil, que também estamos buscando a classificação para a final”, disse Fabrício.
A vitória foi merecida, do time que quis jogar e buscou o gol até o final. O Verdão manteve a posse de bola na intermediária do São Paulo durante a maior parte do primeiro tempo, mas o placar seguiu inalterado até o intervalo. A melhor chance surgiu com Alan, que desgarrou da marcação, invadiu a área com a bola e bateu firme, mas o goleiro espalmou.
No segundo tempo, o Alviverde saiu ainda mais para o jogo em busca de um gol heroico. O São Paulo só assustava nos contra-ataques e o goleiro Magrão fez grandes defesas, segurando o ímpeto do adversário. O gol palmeirense saiu aos 35 minutos: Bernardo lançou a bola de longe, Fabrício invadiu a área e cabeceou no canto, sem chance de defesa para o goleiro.
Vale ressaltar que o time do técnico Artur Itiro também está na semifinal da Copa do Brasil Sub-17. O Palmeiras encara o Flamengo em busca na final do torneio nacional e venceu o jogo de ida por 4 a 1 na última quinta (9), também em Itu-SP. O jogo de volta será nesta quinta (16), às 16h, no estádio da Gávea, no Rio de Janeiro (o Verdão pode até perder por dois gols para alcançar mais uma decisão).