Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Com direito a virada na final sobre o arquirrival, a equipe Sub-20 do Palmeiras conquistou o título do Campeonato Paulista da categoria neste domingo (18). Airton, Papagaio, Esteves e Marcus Meloni marcaram os gols da vitória por 4 a 2 sobre o Corinthians, na Arena Barueri, que reverteram o revés de 1 a 0 sofrido no primeiro jogo, no Parque São Jorge, e garantiram mais uma taça para o Verdão. A torcida compareceu em bom número, empurrou o time e soltou mais uma vez o grito de campeão!

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Sub-20 palestrino levantou a taça de campeão paulista pelo segundo ano consecutivo

Foi o sétimo título do Palmeiras na história do Paulista Sub-20 (venceu anteriormente em 1992, 1998, 2002, 2004, 2009 e 2017). A campanha total teve 25 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 87 gols marcados e 28 sofridos. Também foi o bicampeonato consecutivo do estadual, já que no ano passado o Sub-20 havia levantado a taça no Pacaembu com vitória sobre a Ponte Preta na final.

Se considerados também os títulos estaduais vencidos pelo time Juvenil A em 1976 e 1977, categoria correspondente ao Sub-20 nos dias de hoje, são nove títulos do Verdão no total. Com isso, o clube se torna também o maior campeão paulista Sub-20 do Estado desde 1951, quando a categoria foi inserida pela FPF, ao lado do São Paulo.

Em 2018, o Sub-20 já havia feito história e conquistado também o título inédito do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, diante de mais de 23 mil torcedores, com goleada por 5 a 2 sobre o Vitória (9 a 3 no agregado dos dois jogos da final). A categoria também já venceu no ano o torneio de Terborg, na Holanda, a CEE Cup, na República Tcheca, e a Copa Santiago de Futebol Juvenil.

O time alviverde tem pouco tempo para celebrar a conquista de mais essa taça. Como venceu o Brasileiro, o Palmeiras credenciou-se a disputar a Supercopa Sub-20 contra o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, em jogos de ida e volta – o campeão garante a vaga do Brasil na Libertadores Sub-20 de 2019. O primeiro jogo será na sexta-feira (23), às 21h30, no estádio do Morumbi, e a partida de volta na terça-feira (27), às 20h, no Allianz Parque.

> Galeria: confira as fotos da partida e a festa do título

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Papagaio foi o artilheiro do Palmeiras no torneio, com 12 golsO jogo

O primeiro tempo foi tenso, e o Palmeiras desperdiçou algumas chances de descer ao intervalo com pelo menos um gol no placar. O time tomou a iniciativa e buscou desde o início tirar a vantagem aberta pelo Corinthians, que tentava esfriar a partida. Aos 20 minutos, Papagaio aproveitou cruzamento da esquerda e finalizou com perigo – se não fosse um desvio no caminho, a bola tinha endereço certo para o fundo do gol.

Outra chance também saiu dos pés do camisa 9, três minutos depois. Luan Cândido não desistiu de uma jogada na ponta esquerda, salvou a bola na linha de fundo e cruzou para o meio. Papagaio finalizou livre e o zagueiro colocou o pé na frente, salvando o que seria o primeiro gol. Matheus Rocha e Wesley também deram trabalho em chutes firmes que o goleiro corintiano defendeu.

A equipe voltou voando do intervalo e abriu o placar com dois minutos. Em boa jogada de ataque, Airton (que havia acabado de entrar) apareceu no meio da área e completou para a rede. O Verdão buscou manter a pressão em busca do segundo, mas o Corinthians também começou a se arriscar mais e dar o contra-ataque ao Palmeiras. Assim, se abriu e levou mais um gol.

Airton arrancou sozinho com a bola pela esquerda, ganhou na velocidade do marcador e foi derrubado por trás dentro da área. Papagaio cobrou, aos 17 minutos, e o título alviverde começou a se desenhar em Barueri. Empolgado e superior na partida, o Verdão ainda criou mais chances, como um chute do meio de campo de Gabriel Menino que quase surpreendeu o goleiro rival. O Corinthians chegou a descontar com dois gols no final, mas Esteves e Marcus Meloni anotaram o terceiro e o quarto e o título pegou o caminho de volta ao Palestra Italia.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Sub-20 do Palmeiras fez a festa com a torcida na Arena Barueri

Base em alta

O clube vive momento histórico nas categorias de base e chegou às finais do Campeonato Paulista com todas as categorias pelo segundo ano consecutivo – feito inédito no futebol estadual. Os times Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11 têm o São Paulo como adversário e já disputaram os jogos de ida. Clique aqui e confira a agenda dos jogos de volta, todos com mando do Verdão. No ano passado, o clube havia vencido o título paulista com os times Sub-11, Sub-15 e Sub-20.

A base tem agora 19 títulos conquistados em 2018, já considerando o Paulista Sub-20 – marca que ainda pode aumentar em novembro e dezembro. Todas as categorias levantaram taças importantes, como o Brasileiro Sub-20, o Mundial de Clubes Sub-17, com vitória sobre o Real Madrid, e a Copa Brasil Sub-15, entre outros. No exterior, foram dez títulos em países como Espanha, República Tcheca, Itália, Holanda e Japão.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Este foi o 19º título conquistado pela base alviverde em 2018

Palmeiras Sub-20: Anderson; Matheus Rocha, Gabriel Furtado, Iago e Lucas Esteves; Matheus Neris (Patrick de Lucca), Gabriel Menino (Marcus Meloni) e Patrick de Paula (Airton); Wesley (Mateus Barbosa), Luan Cândido (Guilherme Vieira) e Papagaio (Aníbal). Técnico: Wesley Carvalho.

CONFIRA OS GOLS DO VERDÃO NA TV PALMEIRAS/FAM:

ASSISTA AOS BASTIDORES DA FINAL NA TV PALMEIRAS/FAM: