Sub-20 conquista o título do Paulistão e aumenta a festa da base palmeirense em 2017

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Neste sábado (02), o Verdão levantou a taça do Paulista Sub-20 pela sexta vezA equipe Sub-20 do Palmeiras completou a festa em um final de ano histórico para a base do clube em 2017. Neste sábado (2), o Verdão derrotou a Ponte Preta, por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, e voltou a levantar a taça do Campeonato Paulista da categoria após oito anos, diante de mais de 8 mil torcedores – gol de José Aldo. O Verdão conquistou três títulos do estadual (Sub-11, Sub-15 e Sub-20) e ainda a Copa do Brasil Sub-17 nesta semana.

>> Clique aqui e confira as fotos da partida

O Palmeiras tem agora seis taças do Campeonato Paulista Sub-20, conquistadas em 1992, 1998, 2002, 2004, 2009 e 2017. No primeiro jogo da final, em Americana-SP, as duas equipes haviam empatado em 1 a 1 (por ter melhor aproveitamento, o Alviverde poderia até empatar para ser campeão). A campanha teve 23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos e premiou o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 75 gols marcados e 19 sofridos.

O Palmeiras teve muito mais volume de jogo que o adversário no primeiro tempo com Yan e Fernando aberto pelas pontas e José Aldo e Léo Passos chegando pelo meio. A Ponte Preta, no entanto, jogava fechada e impedia que o Verdão encaixasse o último passe. Aos 35 minutos, Léo Passos invadiu a área em velocidade e foi derrubado por trás pelo marcador. Com o pênalti marcado, José Aldo bateu bem e colocou o time em vantagem. 

A Ponte teve um zagueiro expulso logo no início do segundo tempo e deixou o Palmeiras mais tranquilo para controlar a vantagem. Aos 18 minutos, Yan teve grande oportunidade na cara do goleiro, que salvou em cima o que seria o segundo gol palmeirense. Precisando de dois para reverter o quadro, o adversário saiu com tudo para o ataque nos 15 minutos finais, mas o Alviverde sofreu poucos sustos e trocou passes à espera do apito final. O time ainda teve as últimas chances em três finalizações da intermediária após os 40 minutos.

A temporada de 2017 tem sido histórica para as categorias de base do Palmeiras: o clube chegou às finais do Paulistão com as cinco categorias juntas pela primeira vez, além de conquistar o título inédito da Copa do Brasil Sub-17, sobre o Corinthians. A taça nacional veio de forma emocionante, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no placar agregado das duas finais. 

No último sábado (25), diante de mais de 20 mil torcedores no Allianz Parque, o Sub-11 venceu o Santos por 1 a 0 e foi a primeira categoria do clube a ficar com o título do Paulista neste ano. Na sequência, o Sub-15 entrou em campo contra o São Paulo e também garantiu a taça com o empate em 1 a 1 na arena. O Sub-17 e o Sub-13 ainda levaram a medalha de prata no estadual.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Sub-20 conquistou o quarto título da base palmeirense neste fim de 2017

O Sub-20 tem pouco tempo para celebrar o título, já que disputa competições importantes nos próximos meses. Já nesta terça-feira (5), o Verdão estreia na Copa Internacional RS, em Porto Alegre-RS, às 19h15, contra o Grêmio – no “grupo da morte”, o time encara ainda Nacional-URU, Defensor-URU e Fluminense na primeira fase (somente dois avançam às quartas). Logo na sequência, em janeiro, a equipe disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior (o Alviverde ficará sediado na cidade de Taubaté).

Palmeiras Sub-20: Daniel Fuzato; Johnny, Augusto, Pedrão (Pablo) e Matheus Bahia (Julio); Matheus Neris (Gabriel Furtado), Léo Paulino (Juninho) e José Aldo (Airton); Yan, Fernando e Léo Passos (Papagaio). Técnico: Wesley Carvalho.

Veja o gol do título no vídeo da TV Palmeiras/FAM: