Sub-20 disputa final contra o Inter e busca título inédito do Brasileiro
Agência Palmeiras
Daniel Romeu
A equipe Sub-20 do Palmeiras está a um passo de fazer história e conquistar o título inédito do Campeonato Brasileiro da categoria. Classificado à decisão, o Verdão enfrenta o Internacional, às 19h30 deste sábado (21), no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS), com transmissão do SporTV, prometendo o mesmo espírito de luta que marcou a campanha até a final. O técnico Diogo Giacomini espera um jogo totalmente diferente do que o da primeira fase – quando o Alviverde foi derrotado pelo time gaúcho, por 2 a 0, jogando em Alvorada (RS).
“O Inter é uma equipe conhecida, enfrentamos na primeira fase, o que mostra a força da nossa chave. Por isso foi tão difícil nossa classificação às quartas de final. Acredito que será outro jogo, pois a final tem suas particularidades. Um mata-mata muda o caráter do jogo, o gramado sintético também. O Inter joga em casa e tem apoio do torcedor, mas podemos usar isso a nosso favor. Nossos atletas vão estar bem focados e preparados”, afirmou o treinador.
A classificação nos pênaltis após empate em 1 a 1 com o Grêmio na semifinal emocionou os jogadores no vestiário, e deu ainda mais ânimo para a decisão (veja abaixo o vídeo dos atletas cantando o hino alviverde). Segundo Giacomini, essa identificação com a camisa do Palmeiras é um dos aspectos que vem sendo trabalhados desde a base, pensando em fornecer atletas ao profissional que conheçam a história do clube e que estejam prontos para atuar em alto nível.
“Os meninos cantando o hino no vestiário e vibrando após a classificação mostra o que estamos trabalhando em todas as categorias: vestir a camisa do Palmeiras com muito amor. O mérito é de todo o departamento de base, não só da nossa comissão técnica, mas todos trabalhando em prol da mudança de mentalidade do Palmeiras. Vamos com esse espírito, de lutar até o fim para levar esse título para o clube”, explicou o treinador do Sub-20 alviverde.
Na final, o Palmeiras já iguala o melhor desempenho de sua história no Brasileiro Sub-20 – em 2010, o time foi vice-campeão após disputar a final com o Cruzeiro e ser derrotado nos pênaltis após empate em 0 a 0. Neste ano, no entanto, a intenção é buscar o título e entrar ainda mais embalado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa em janeiro. A vaga na decisão, inclusive, já consolida o trabalho de reformulação desenvolvido na base neste ano.
“Quando cheguei, sabia que o Palmeiras planejava uma reformulação, e que isso incluía a base. Eu assumi o Sub-20 para recolocar o Palmeiras entre os grandes clubes formadores do Brasil e que também pudesse realizar boas campanhas nos campeonatos de base. Com oito meses de trabalho, atingimos esse objetivo. Chegar à final do Brasileiro Sub-20, contra as maiores equipes do Brasil, mostra que estamos no caminho certo. Focados na formação, mas incluindo o espírito vencedor que faz parte da carreira profissional”, completou Giacomini.
Confira a festa dos garotos do Sub-20 após a classificação para a final do Brasileiro: