Sub-20 do Palmeiras vence Grêmio e estreia com o pé direito na Copa RS

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Matheus Bahia marcou um dos gols da vitóriaA equipe Sub-20 do Palmeiras venceu o Grêmio por 3 a 1 na noite desta terça-feira (5), no Campo do SESC, em Porto Alegre (RS), pela estreia da Copa Internacional RS da categoria. Após folga na primeira rodada, o Verdão se impôs diante da equipe gaúcha e conquistou os três pontos com gols de Fernando, Matheus Bahia e Yan.

O time alviverde caiu no “grupo da morte” na primeira fase, e, pelo saldo de gols, lidera momentaneamente a Chave A, ao lado do Nacional (URU). Além do time uruguaio, o Palmeiras ainda enfrenta Defensor (URU) e Fluminense, adversário da próxima quinta-feira (7), às 19h15, no Campo do SESC, com transmissão do SporTV. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final.

O jogo

Mesmo com formação alternativa, o Palmeiras se impôs diante do Grêmio desde os primeiros minutos de jogo e quase marcou logo de cara, com Papagaio, após boa jogada do meia Yan. Pouco tempo depois, o centroavante desviou o lançamento de Johnny no meio do caminho entre dois defensores gremistas e deixou Fernando livre para arrancar, tocar na saída do goleiro Breno e abrir o marcador.

O gol não provocou reação à altura do rival, que esbarrava na forte marcação alviverde. O Verdão ainda teve duas chances de ampliar o marcador no período com Yan, mas parou no arqueiro gremista e na trave. Aldo também tentou encobrir Breno em cobrança olímpica de escanteio e quase guardou.

Já no segundo tempo, o Grêmio buscou a reação logo com um minuto e acertou a trave do goleiro Anderson. Porém, foi só: aos sete, após receber passe na entrada da área, Fernando deu bola açucarada para ultrapassagem de Matheus Bahia, que chutou cruzado no canto de Breno e ampliou a vantagem palestrina.

Abatido, o time gremista sentiu o golpe, e o Palmeiras não tirou o pé. Aos 18, em cobrança de lateral na área, Papagaio desviou para trás. A bola passou por Fernando, mas não por Yan, que chutou forte, rasteiro, para fazer o terceiro do Alviverde. O adversário chegou a diminuir a diferença em cobrança de pênalti, mas não impediu a vitória palestrina.

A Copa RS era considerada o Brasileiro Sub-20 até 2014, mas mudou após a criação de outra competição do gênero organizada pela CBF. O Palmeiras foi vice-campeão duas vezes, sendo a última em 2013, na final disputada contra o Internacional. Em 2010, o Verdão também chegou à decisão e fez duelo equilibrado com o Cruzeiro, decidido somente nas cobranças de pênaltis. O clube é um dos únicos a participar de todas as 12 edições realizadas até aqui.

Neste ano, o Sub-20 do Palmeiras levantou a taça do Campeonato Paulista após superar a Ponte Preta na final. O Verdão não vencia a competição desde 2009 e tem agora seis títulos do estadual na história. A campanha teve 23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos e premiou o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 75 gols marcados e 19 sofridos.

Palmeiras Sub-20: Anderson; Johnny, Pablo, Iago (Adryelson) e Matheus Bahia; Matheus Neris (Gabriel Furtado), Léo Paulino e José Aldo (Alan); Yan (Airton), Fernando e Papagaio (Léo Passos). Técnico: Wesley Carvalho.

Copa Internacional Sub-20 – 2017

Primeira Fase – Grupo A

05/12 – 19h15: Grêmio 1×3 Palmeiras – Campo do SESC (SporTV)
Gols: Fernando, Matheus Bahia e Yan
07/12 – 19h15: Palmeiras x Fluminense – Campo do SESC (SporTV)
09/12 – 21h30: Defensor (URU) x Palmeiras – Campo do SESC (SporTV)
11/12 – 15h: Palmeiras x Nacional (URU) – Campo do SESC (SporTV)