Sub-20 do Palmeiras vence o América-MG e assume a liderança provisória do Brasileiro
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-20 do Palmeiras segue em ascensão no Campeonato Brasileiro da categoria. O time alviverde derrotou o América-MG, por 2 a 0, nesta quarta-feira (24), no Distrital do Inamar, em Diadema-SP, e emendou a quarta vitória consecutiva na primeira fase do nacional. Atual campeão, o Verdão balançou a rede com Cleiton Grefe e Aníbal e assumiu provisoriamente a liderança antes do término da rodada.
> Clique aqui e confira as fotos da partida.
Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Palmeiras tem agora 16 pontos conquistados – o América-MG, que também tem 16, ficou para trás no saldo de gols. Caso o duelo entre Vasco e Flamengo termine empatado na noite desta quinta-feira (25), o Verdão garante a primeira colocação (os dois times cariocas estão empatados com 14 pontos).
O América-MG começou melhor no jogo, mas foi o Palmeiras quem conseguiu abrir o placar logo em sua primeira grande oportunidade, aos 20 minutos, em finalização firme de Cleiton Grefe. O gol equilibrou a partida e o Verdão foi eficiente para marcar o segundo aos 44 minutos, com Aníbal, após ótima bola enfiada por Guilherme Vieira no contra-ataque.
Os visitantes passaram a rondar mais a área palmeirense no segundo tempo tentando diminuir o prejuízo, mas pararam no goleiro Magrão e na boa atuação defensiva do Verdão. Com tranquilidade e sem ver a vitória ser ameaçada em nenhum momento, o Palmeiras ainda assustou nas jogadas de velocidade pelos lados com Airton e tentou segurar mais a posse da bola no final, em busca de um espaço para marcar o terceiro.
O Palmeiras volta a campo pelo nacional contra o São Paulo, na quarta-feira (31), às 17h, no estádio do Morumbi – a partida será transmitida ao vivo pelo SporTV. Antes disso, o Verdão inicia a segunda fase de grupos do Paulista Sub-20 no sábado (27), às 15h, contra o Velo Clube, no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro-SP.
Participam do Brasileiro Sub-20 os 20 melhores clubes no ranking da CBF. A primeira fase será em formato de pontos corridos em turno único, sendo que os oito melhores avançam para as quartas de final após 19 rodadas. No ano passado, o Verdão foi campeão após bater o Vitória na final, por 5 a 2, e fazer a festa dos mais de 22 mil torcedores presentes no Allianz Parque.
Em 2019, o Palmeiras também já levantou a taça da Copa do Brasil Sub-20 e assegurou sua vaga na Supercopa Sub-20 – confronto entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, em dezembro. Caso conquiste também o Brasileiro, o clube garante automaticamente a vaga para a Libertadores Sub-20 do ano que vem, caso o torneio seja organizado pela CONMEBOL.
Palmeiras Sub-20: Magrão; Ramon (Jonathan), Hiago, Helder (Kaique Mafaldo) e Nogueira; Vitão, Patrick de Paula (Marcos Dias) e Alan (Cesinha); Cleiton Grefe (Natan), Guilherme Vieira (Airton) e Aníbal. Técnico: Wesley Carvalho.