Treinador analisa campanha do Sub-20 no Brasileiro e projeta Copinha
Agência Palmeiras
Daniel Romeu
Vice-campeão do Brasileiro Sub-20, o Palmeiras sai bastante fortalecido para as próximas competições de base e a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. Animado pela campanha e pelo espírito de luta demonstrado pelos atletas do Verdão ao longo da competição, o técnico Diogo Giacomini acredita que o torneio serviu como um ótimo aprendizado ao grupo alviverde.
Depois de uma classificação heroica às quartas de final, com gol aos 48 minutos do segundo tempo no jogo decisivo, o Palmeiras venceu Flamengo e Grêmio no caminho da final, disputada neste sábado (21), em Porto Alegre (RS). Contra o Internacional na decisão, com torcida contra e estádio lotado, o Verdão lutou muito, mas acabou derrotado por 2 a 0.
“Foi um aprendizado muito bom para os atletas. Nós aqui na base trabalhamos para formar jogadores que possam atuar pelo Palmeiras no time principal, e ao longo da carreira eles vão encontrar situações adversas como a que tivemos nesta final, de torcida contra, estádio lotado. Os atletas vão levar essa bagagem para o resto da vida”, afirmou Giacomini.
Ainda assim, o título de segundo lugar entre as melhores equipes do Brasil na categoria Sub-20 confirma que o trabalho de reformulação promovido desde o início do ano no Centro de Formação de Atletas do clube deve render bons frutos em médio prazo. O treinador do Verdão projeta uma equipe ainda mais forte e em condições de chegar à briga por títulos.
“Enfrentamos grandes equipes do Brasil, e o Palmeiras chegar à final mostra que estamos com um trabalho forte, que vai dar muitos frutos no futuro. O resultado veio até antes do esperado, uma campanha muito boa até a final. Somos vice-campeões e saímos fortalecidos para a Copa São Paulo e para qualquer outra competição no ano que vem”, disse Giacomini.
O coordenador geral das categorias de base do Palmeiras, Erasmo Damiani, também considera o vice-campeonato brasileiro um ótimo resultado, e ressalta o amor à camisa do Palmeiras mostrado durante as partidas (veja abaixo o vídeo da comemoração dos atletas no vestiário após a classificação à final).
“O resultado mostra que estamos no caminho certo, e nos dá tranquilidade para trabalhar ainda mais forte em 2014. Nessa fase é fundamental os atletas terem vínculo com o clube, cantarem o hino. É melhor ainda porque partiu deles, mostra a vontade de honrarem a camisa. Fico contente porque em pouco tempo estão pegando esse espírito”, declarou Damiani.