Valdir Joaquim de Moraes completa 80 anos de vida; ouça

Agência Palmeiras Fábio Finelli

Um dos principais nomes da história do Palmeiras, o ex-goleiro e atual consultor técnico do clube, Valdir Joaquim de Moraes, completou nesta quarta-feira (23) 80 anos de vida. Nascido em 23 de novembro de 1931 e natural de Porto Alegre-RS, seo Valdir, como é chamado, atuou como goleiro da equipe alviverde entre 1958 e 1968. É o décimo atleta com mais jogos na história do Verdão -esteve em campo em 482 partidas e foi campeão Paulista em 1959, 63 e 66, dos Brasileiros de 1960 e duas vezes em 1967 e do Rio-SP de 1965.

Tão logo encerrou a carreira de goleiro no Palmeiras ele deu início uma profissão até então inédita no futebol brasileiro: a de preparador de goleiros. ´Naquela época não existe um profissional para essa área e o goleiro brasileiro era muito criticado. A mídia só fazia elogios para os goleiros de fora, inclusive os uruguaios e argentinos. Abri mão da carreira de treinador para ser o primeiro preparador de goleiros do futebol brasileiro´, contou.

A história do Mestre Valdir se confunde com a do próprio Palmeiras, afinal, são quase três décadas de serviços prestados ao clube. Permaneceu até o início dos anos 80, quando foi convidado para ser um dos participantes da comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa de 1982, comandada por Telê Santana. Retornou ao Palmeiras entre 1993 e 1996 e trabalhou ao lado de Carlos Pracidelli como preparador de goleiros. Voltou ao clube em 2008, desta vez como consultor, cargo que exerce até hoje.

´Sempre trabalhei com amor e profissionalismo nos clubes por onde passei, e é claro que o Palmeiras representa parte da minha vida. Aprendi muito aqui, desde quando cheguei do Renner, de Porto Alegre, em 1958, até atingir a condição de preparador. É um orgulho e uma honra ter jogado aqui e, mais do que isso, ter conquistado títulos e construído uma linda história com a camisa do Palmeiras´, explicou Valdir, que teve o mérito de ter revelado e ensinado as artimanhas debaixo das traves de nomes como Marcos, Velloso, Zetti, Rogério Ceni e Ronaldo.