Departamento de Comunicação

Com o gol que garantiu a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre a equipe do Santo André, no Allianz Parque, na tarde deste sábado (19) – de pênalti -, Raphael Veiga atingiu duas marcas inéditas em uma só partida: se tornou o primeiro jogador ter marcado gol em todas as competições possíveis das quais o Palmeiras disputou sob o comando do técnico Abel Ferreira e, de quebra, chegou ao seu 15º tento de pênalti pelo Verdão em tempo regulamentar, superando os 14 de Edmundo – o que fez com o que o camisa 23 se tornasse, isoladamente, o jogador que mais converteu pênaltis pelo Verdão no Século XXI durante os 90 minutos.

Sob o comando de Abel Ferreira, Veiga ainda não havia assinalado gol pelo Paulistão, sendo que, em todas as outras competições disputadas (Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Mundial, inclusive Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil), o meia havia deixado sua marca anteriormente. Era a única competição que faltava para que o jogador ‘zerasse’ esta estatística.

Não bastasse isso, com o gol marcado, o jogador chegou a 15 bolas na rede pelo Verdão em cobranças de pênaltis no tempo regulamentar, e, desta forma, o superou o ídolo Edmundo, se tornando, isoladamente, o jogador palmeirense que mais converteu pênaltis em gols pelo Alviverde no Século XXI: antes do duelo desta tarde, Veiga estava empatado com o Animal com 14 gols de pênalti durante os 90 minutos neste século.

Na sequência de Veiga e de Edmundo com mais bolas na rede em tiros por penalidade neste século durante os 90 minutos – ou seja, considerando partidas válidas a partir do ano de 2001 -, aparecem Alex Mineiro (13 gols) e o paraguaio Arce (11 bolas na rede).

Embora venha atingindo tantas marcas pessoais, Veiga valoriza a eficiência do grupo e enfatiza a importância das vitórias acima dos recordes próprios, projetando ainda a decisão do título da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR.

“Importante a gente estar conseguindo ganhar os jogos. Agora é mais uma final, a gente que joga no Palmeiras está acostumado. Levamos o clube para um patamar ainda mais alto. Vamos em busca desse título, já tive o prazer de jogar lá (no Athletico-PR), sei que é difícil”, disse o meio-campista, que foi eleito pela organização da competição da FPF (Federação Paulista de Futebol) o craque da partida.

Vale ressaltar ainda a frieza de Raphael Veiga em penalidades máximas: ele jamais desperdiçou uma cobrança pelo clube palmeirense, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias (fato que já se consumou em duas ocasiões); portanto, ao todo, são 17 tiros de penal pelo Verdão com 100% de aproveitamento.

No Verdão desde 2017 (com uma passagem pelo Athletico-PR em 2018), o multi-campeão pelo Palmeiras Raphael Veiga soma 169 jogos pelo clube e já ostenta diversas marcas. É o segundo maior artilheiro do elenco no geral, com 46 gols, atrás apenas de Dudu (77) – com estes 46 gols, aliás, é o 63º maior artilheiro da história do Palmeiras em todos os tempos.

Levando em conta somente o Allianz Parque, palco do duelo desta tarde, é o terceiro maior artilheiro da arena (reinaugurada em 2014), agora com 23 bolas na rede, atrás apenas de Willian (27) e Dudu (36).

Mesmo sendo meia, Veiga se destaca pelo alto índice de gols. Na temporada 2021, por exemplo, foi artilheiro do Verdão na temporada, com 20 bolas na rede, seguido por Rony, com 12, mas também não fica para trás no quesito assistências. Na última temporada, por exemplo, somou sete, e desta forma, foi o segundo colocado em participação em gol na temporada 2021 (ou seja, gols e assistências somadas), com 27 ações, atrás apenas de Gustavo Scarpa, com 30. Além disso, ele também foi o artilheiro do time nas duas últimas edições do Brasileiro: 11 gols em 2020 e 10 em 2021.

O repertório de Veiga não para por aí. Ele também se destaca em diversos outros fundamentos, como dribles, passes e cruzamentos. Ainda tendo como exemplo a temporada 2021, ele foi o líder em finalizações certas (59), vice-líder em dribles (64) e em assistências para finalização (67). Neste mesmo ano, aliás, faturou a Bola de Prata, foi eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e fez parte da seleção da Libertadores eleita pela CONMEBOL.

PRIVILÉGIO PARA POUCOS

> Titular nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil, Raphael Veiga foi um dos três palmeirenses a fazer gols em todas as competições regulares disputadas em 2020, ao lado de Luiz Adriano e Gustavo Gómez.

> Artilheiro (quatro gols) e o garçom (duas assistências, uma em cada partida das finais) do Palmeiras na Copa do Brasil 2020. Eleito pela CBF o craque da competição.

> Único jogador presente em todas as partidas do time na Copa do Brasil 2020.