Verdão apresenta novo coordenador das categorias de base
Agência Palmeiras
Thiago Kimori
Após ser anunciado pelo Palmeiras na noite desta segunda-feira (11), o novo coordenador das categorias de base do clube, Erasmo Damiani, foi apresentado oficialmente pelo diretor executivo José Carlos Brunoro, na Academia de Futebol. Durante a apresentação, Brunoro falou sobre o planejamento traçado para as categorias de base do Verdão.
“Estamos dando andamento aos projetos no Palmeiras e, dentre as minhas atribuições, está o futebol de base. Estamos recebendo os diagnósticos (elaborados durante o último mês). O primeiro é sobre a base, semana que vem é sobre o departamento de marketing e depois sobre os esportes olímpicos. A base é muito importante para o Palmeiras. A base tem um projeto bastante consistente, vai ser muito profissionalizada também. Temos para a base dois diretores estatutários, que é por questão do próprio estatuto do Palmeiras. A coordenação geral da base ficará por conta de um profissional que já tem uma experiência grande neste setor”, disse.
O dirigente palestrino fez ressalvas ao antigo trabalho feito no departamento. “Agradeço ao ex-diretor Jair (Jussio) pelo trabalho realizado. No atual elenco, temos alguns jogadores que vieram da base. Os (atletas) que estão (no grupo) são jogadores com qualidade e isso já é um movimento de trabalho da base. Vamos aperfeiçoar muito este trabalho, estávamos com uma mudança de rumo”, analisou Brunoro, que destacou a importância de disponibilizar uma boa estrutura aos jovens atletas.
“O projeto da base está muito legal, vai ser um projeto com um desenvolvimento muito forte. O Palmeiras tinha profissionais que não trabalhavam ‘full-time’ (tempo integral) para a base, agora vamos ter. A curto prazo, devemos melhorar as condições do centro de treinamento de Guarulhos. Temos de melhorar isso rapidamente para aprimorar as condições de trabalho para a base do Palmeiras. As mudanças não foram por incompetência, foram por uma filosofia”, falou.
Bastante entusiasmado em sua chegada ao Palmeiras, Erasmo Damiani garantiu uma maior comunicação com a comissão técnica do time principal. “O ponto essencial deste novo momento do Palmeiras é uma ligação entre a categoria de base e o futebol profissional. Quem via de fora, via uma distância muito grande entre ambos. Primeiro, pela questão logística. O elenco profissional treina aqui (na Academia de Futebol) e a base em Guarulhos. Às vezes, o profissional nem vê os atletas da base. Vamos alimentá-lo com atletas que tenham condições de integrá-lo.”