Verdão bate Cruzeiro e chega à final da Copa Brasil Sub-15 pelo segundo ano seguido

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-15 do Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na noite desta sexta-feira (19), no estádio Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim (SP), e está nas finais da Copa Brasil de Futebol Infantil pelo segundo ano consecutivo. A exemplo de 2017, o Verdão decide o título do torneio contra o Flamengo em duelo marcado para este domingo (21), às 09h30, no mesmo local e com entrada gratuita para os palmeirenses.

Esta foi a segunda vez consecutiva que o Alviverde eliminou o time mineiro nas semifinais da competição. No ano passado, após sair perdendo por 2 a 0, o Verdão buscou o empate e levou a melhor nos pênaltis, por 5 a 4. Desta vez, Clebson e Márcio conduziram a equipe palmeirense à vitória. Stênio diminuiu para o Cruzeiro.

Antes de despachar o time alvinegro, o Alviverde encerrou a classificatória na primeira colocação do Grupo D, com cinco pontos (uma vitória e dois empates). Em processo de reformulação, a equipe conta com atletas que passaram pelo Sub-14 no ano passado e é treinada no torneio por Lucas Andrade, atual campeão da Paulista Cup com a geração 2003.

Copa Brasil/Divulgação _ Clebson marcou um dos gols da vitória alviverde

O jogo

Embalado pela classificação diante do Corinthians, o Palmeiras teve as melhores oportunidades da primeira etapa. O gol não demorou a sair: aos oito minutos, após cobrança de falta de Márcio para a área, o zagueiro Jhow ajeitou no alto para Clebson, de cabeça, abrir o placar para o Verdão.

Superior em quase todas as jogadas, o comando de ataque palmeirense infernizou a defesa cruzeirense. Ruan e Clebson tiveram oportunidades claras, mas Márcio, de falta, botou a bola na gaveta da meta do goleiro Rodrigo e ampliou para o Alviverde. Um golaço!

Na segunda etapa, o Cruzeiro reagiu. Stênio diminuiu para os mineiros logo no início e puxou a pressão para a zaga palestrina. No entanto, a ótima atuação da defesa anulou os perigos e viu o ataque criar chances para matar o jogo com Nilo, Kewen e Luis Fernando, que desperdiçaram. Aos 34 minutos, o árbitro sinalizou o fim do duelo e confirmou a vaga para o Verdão.

Cidade histórica

Quando ainda pertencia a Sorocaba, o distrito de Votorantim recebeu o primeiro jogo da história palestrina. Há quase 103 anos, em 24 de janeiro de 1915, o recém-fundado Palestra Italia encarou o Savoia, também de origem italiana, e venceu por 2 a 0, com gols de Bianco Gambini e Alegretti. O palco do duelo foi o Campo dos Castelões.

O encontro histórico premiou os italianos do Palestra Italia com a primeira conquista do clube: a Taça Savoia, estampada no terceiro uniforme do Verdão na temporada 2015. O prêmio veio cinco meses após a fundação palestrina, em 26 de agosto de 1914.

23ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim 

Final

21/01 – 09h30: Palmeiras x Flamengo

Semifinal

19/01: Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro
Gols: Clebson e Márcio

Quartas de final

17/01: Palmeiras 0 (4) x (1) 0 Corinthians

1ª fase – Grupo D

12/01: Palmeiras 0 x 0 Flamengo

13/01: Palmeiras 3 x 0 Grêmio
Gols: João Pedro, Ruan e Luis Fernando

14/01: Sport 1 x 1 Palmeiras
Gol: João Pedro