Verdão e Atlético-PR se encontram pela 4ª vez na Copa do Brasil

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

O duelo entre Palmeiras e Atlético-PR pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2013 nesta quarta-feira (21) marcará o início da quarta disputa entre as duas equipes na competição nacional. Paulistas e paranaenses já se encontraram nas edições de 1992, 2010 e 2012 do torneio – nas três oportunidades, o Verdão levou a melhor.

Em 1992, o Palmeiras enfrentou o clube paranaense nas quartas de final – vitórias por 1 a 0 fora de casa e 3 a 1 no Palestra Itália -, assim como na vitoriosa campanha alviverde em 2012, quando empatou a primeira partida em 2 a 2, em Curitiba, e venceu o jogo decisivo por 1 a 0, na Arena Barueri.

Já em 2010, os clubes se encontraram na fase de oitavas de final, assim como nesta temporada. Naquela oportunidade, o Palmeiras venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Palestra Itália, e empatou a segunda partida em 1 a 1, na Arena da Baixada.

Em toda história do confronto, os times se encontraram em 31 partidas do Campeonato Brasileiro, cinco amistosos e um jogo válido pelo Torneio do Paraná, totalizando, junto com a Copa do Brasil, 43 duelos – foram 22 vitórias, 14 empates e sete derrotas, com 65 gols marcados e 45 sofridos.

Como mandante, o Palmeiras recebeu o Atlético-PR em 19 oportunidades. Foram 13 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Já como visitante, o Verdão venceu nove jogos, empatou nove vezes e perdeu seis partidas.

O Pacaembu, palco da partida desta quarta-feira (21), receberá a terceira partida da história entre os dois times. O campo que mais recebeu o duelo foi o Palestra Itália (15), seguido por Arena da Baixada (13), Pinheirão (3), Durival de Brito (3) e Alto da Glória (3).

A maior sequência invicta do confronto pertence ao Palmeiras. Foram 16 jogos, sendo 11 vitórias e cinco empates, entre 23 de janeiro de 1938 e 20 de novembro de 1992. Durante esse período, o Verdão venceu cinco jogos seguidos – que até hoje representa a maior série de vitórias.

O último jogo entre os dois times aconteceu em 23 de maio de 2012, justamente na partida decisiva da Copa do Brasil. O Verdão venceu o embate por 2 a 0 e avançou às semifinais da competição. O time, então comandado por Luiz Felipe Scolari, foi a campo com Bruno, Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, João Vitor, Marcos Assunção, Valdivia e Mazinho (Maikon Leite); Betinho (Luan).

Confira como foi o último encontro entre as duas equipes: