Departamento de Comunicação
O time Sub-17 do Palmeiras empatou por 2 a 2 com o Fluminense, nesta quarta-feira (20), no Vale das Laranjeiras, em Duque de Caxias-RJ, na partida de ida das quartas do Campeonato Brasileiro da categoria. Os dois gols das Crias da Academia foram marcados por Erick Belé.
O confronto de volta entre as equipes acontece na terça-feira que vem (26), às 15h (de Brasília), na Arena Barueri. Vale lembrar que não há o critério do gol qualificado fora de casa no Brasileiro Sub-17.
Desde o início do torneio, o Verdão já disputou dez partidas, sendo nove pela primeira fase, com sete vitórias, dois empates e uma derrota, somando 28 gols marcados e 17 sofridos – os artilheiros do time na competição são o meia Erick Belé e atacante Marcio Vitor, com quatro tentos cada.
Paralelamente ao Brasileiro, o time Sub-17 disputa o Campeonato Paulista da categoria. Na próxima rodada do Estadual, o Palmeiras recebe o Guarani, no sábado, às 11h, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, no último jogo da terceira fase.
O Verdão vai em busca do bicampeonato consecutivo do Brasileiro Sub-17. No ano passado, a equipe levantou o troféu ao bater o Grêmio por 2 a 1, de virada, na final – Gabriel Vareta e Luis Guilherme fizeram os gols em Porto Alegre. Em junho de 2023, o Palmeiras faturou a Copa do Brasil Sub-17 pelo segundo ano seguido, superando o Athletico-PR por 4 a 1 na decisão, disputada na Arena Barueri. Os tentos foram de Luighi, Estêvão e Erick Belé, além de um contra.

O jogo
Aos 17 minutos, o adversário abriu o placar com Gorgulho. O Verdão assustou com Estêvão, que ajeitou para a perna esquerda e finalizou forte, do lado de fora da rede. Após escanteio pela esquerda, Erick Belé desviou de cabeça e mandou rente à trave.
O Palmeiras voltou com tudo para o segundo tempo e rapidamente virou o placar. Aos dois, após escanteio pela direita, a bola ficou viva na pequena área e Erick Belé mandou para a rede. Três minutos depois, Kauan Firmo cruzou pela direita, e Erick Belé apareceu para testar firme e fazer seu segundo no jogo. Aos 43, os mandantes empataram a partida, com Kauã Elias. Nos acréscimos, Figueiredo cobrou falta para dentro da área, Ramon cabeceou para baixo e exigiu boa defesa do goleiro.
Palmeiras Sub-17: Cesar; Kauã Moraes (Kauan Firmo), Vitor Reis, Fellipe Jack (Benedetti) e Kauan Vítor; Figueiredo, Rafael Coutinho e Erick Belé (Ramon); Estêvão (Luiz Yano), Marcio Vitor (Heittor) e Riquelme Fillipi (Kidani). Técnico: Rafael Paiva.
Veja a campanha do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:
06/07: Santos 1 x 3 Palmeiras – Vila Belmiro
Gols: Erick Belé e Luighi (2x)
12/07: Palmeiras 4 x 0 Cruzeiro – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Estêvão, Vitor Reis e Rafael Coutinho
19/07: Goiás 1 x 2 Palmeiras – Olímpico Pedro Ludovico
Gols: Marcio Vitor e Kidani
25/07: Palmeiras 4 x 3 Grêmio – Bruno José Daniel
Gols: Kidani, Marcio Vitor (duas vezes) e Heittor
02/08: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Marcio Vitor e Juan
09/08: Fortaleza 0 x 2 Palmeiras – CT Ribamar Bezerra
Gols: Erick Belé e Ramon
14/08: Palmeiras 1 x 3 Athletico-PR – Arena Barueri
Gol: Ramon
06/09: Bahia 3 x 4 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Kidani, Juan (duas vezes) e Luiz Yano
13/09: Palmeiras 3 x 3 São Paulo – Arena Barueri
Gols: Riquelme Fillipi (duas vezes) e Vitor Reis
Quartas
20/09: Fluminense 2 x 2 Palmeiras – Vale das Laranjeiras
Gols: Erick Belé (duas vezes)
26/09 – 15h: Palmeiras Fluminense – Arena Barueri