Verdão faz grande jogo, mas sofre segundo revés no NBB

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O Palmeiras/Meltex jogou de igual para igual contra o atual campeão do NBB, o Flamengo, nesta quinta-feira (21), no Palestra Italia. A equipe do técnico Ênio Vecchi chegou a ficar várias vezes em vantagem, mas no fim o time carioca venceu o jogo válido pela terceira rodada do NBB 6, por 84 x 71.

Com o resultado, o time alviverde soma uma vitória e duas derrotas na atual edição do Novo Basquete Brasil. Agora, já projeta o duelo deste sábado (23), às 18h, contra o Macaé Basquete, novamente no Ginásio Palestra Italia.

Com mais de mil pessoas, a casa palmeirense ficou lotada para o compromisso diante do Flamengo. Com batecos distribuídos pelo Departamento de Marketing e pela Meltex Franchising, patrocinadora oficial do basquete alviverde, a torcida fez a festa e pressionou o adversário do início ao fim da partida.

No primeiro quarto, o equilíbrio entre as equipes ficou claro. Graças ao argentino Laprovíttola, cestinha do jogo, com 30 pontos, o time visitante equilibrou as ações e não ficou atrás do placar.

Pelo lado alviverde, Neto, maior pontuador da equipe (18 pontos no total), e Tyrone fizeram a diferença e o primeiro quarto terminou empatado em 19 pontos.

No segundo quarto, o experiente Olivinha cresceu pelo lado carioca e passou a comandar as ações do time adversário. Ele anotou um double-double, com 18 pontos e 12 rebotes na partida. O período, no entanto, foi mais equilibrado do que o anterior, com erros das duas equipes e muito estudo por parte dos treinadores, que buscavam jogar exatamente na desatenção do adversário.

Com isso, o placar final do período foi baixo, 15 x 12 para o Flamengo, que terminou o primeiro tempo com apenas três pontos de vantagem, 34 x 31.

O segundo tempo começou com um erro defensivo do time palmeirense, algo que ajudou os visitantes a se aproveitarem do momento e ampliarem o marcador. Exemplo disso foi Benite, outro destaque da equipe do Rio de Janeiro, que acertou bolas importantes e dificultou a reação palmeirense.

Wiggins, Tyrone e Átila dos Santos não ficaram atrás. Com tocos e jogadas envolventes, como duas enterradas espetaculares de Tyrone, que fez 10 pontos e pegou seis rebotes no jogo, a equipe alviverde manteve a temperatura do caldeirão verde.

No fim, o Flamengo venceu o quarto por 27 x 19 e abriu diferença de 11 pontos para o quarto e decisivo período: 61 x 50. 

No último quarto, aliás, o Palmeiras/Meltex voltou a equilibrar a partida e chegou a ficar somente quatro pontos atrás, graças a boas jogadas de Neto e uma cesta de três do ala Guto.

Mas as modificações do técnico Neto surtiram efeito, o Verdão desperdiçou muitos lances livres e a diferença aumentou quando restavam pouco mais de dois minutos para o fim da partida.

Mesmo com a diferença, que chegou a 10 pontos, a torcida palmeirense cantou até o fim e aplaudiu de pé a atuação do time após o jogo, que terminou mesmo com vitória do Flamengo por 84 x 71.

Em busca da recuperação, o Palmeiras/Meltex enfrentará neste sábado (23) o Macaé Basquete, outra equipe do Rio de Janeiro, que perdeu para o Pinheiros nesta rodada do meio de semana. O jogo, com transmissão em tempo real pelo twitter @PalmeirasMeltex, está marcado para às 18h.