Departamento de Comunicação
O Palmeiras deu sequência à pré-temporada de 2025 com trabalhos em dois períodos nesta terça-feira (07), na Academia de Futebol. Pela manhã, os atletas completaram os testes iniciados na segunda (06) com a coleta de exames laboratoriais e a realização de avaliações cardiológicas, dermatológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, psicológicas e neurocognitivas, além de avaliações funcionais e testes de força.
Todos os procedimentos foram feitos na própria Academia de Futebol em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que contribui com a pré-temporada do clube desde 2017. O coordenador médico do Verdão, Pedro Pontin, comentou sobre a importância dos dados coletados para a elaboração de um trabalho individualizado para cada jogador.
“Mais uma vez, completamos as avaliações obrigatórias e mantivemos a parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que nos proporciona uma excelente infraestrutura para absorver todos os testes aqui dentro do nosso centro de treinamento. Isso nos garante muita qualidade e principalmente agilidade nesse processo, com as avaliações feitas simultaneamente em diversas áreas. Os atletas são divididos em grupos e rodam dentro de cada estação em um só período para que possam estar à disposição da comissão técnica o quanto antes e começarem de fato a sua pré-temporada”, disse Pontin.

“As avaliações contemplam toda a parte cardiológica, teste ergoespirométrico, eletrocardiograma, ecocardiograma e também as avaliações clínicas de outras áreas como dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, nutrição, fisiologia e odontologia. Também incluímos neste ano as avaliações da psicologia e da neurociência, que são avaliações que têm nos ajudado. Toda a parte laboratorial é feita obrigatoriamente e mais uma vez vamos conseguir contemplar todos esses dados e usar como parâmetro para planejar individualmente a temporada de cada atleta. Sabemos que uma pré-temporada bem feita e uma temporada bem planejada agregam qualidade não só para performance, como também diminuem o risco de lesões”, explicou o médico do Palmeiras.
Cinco atletas do Sub-20 que disputam atualmente a Copa São Paulo também realizaram alguns dos testes de pré-temporada: Allan, Benedetti, Figueiredo, Thalys e Luighi. Eles passam a formar o grupo de apoio ao elenco profissional nesta temporada, podendo treinar e disputar jogos tanto pelo Sub-20 quanto pelo time principal – com exceção de Allan, que após a Copinha não terá mais idade para atuar pelo Sub-20 e trabalhará com os profissionais.
Pedro Pontin comentou ainda sobre o sucesso do trabalho de integração entre as áreas do Núcleo de Saúde e Performance nos últimos anos. “É um trabalho em equipe, um trabalho transdisciplinar dentro do Núcleo de Saúde e Performance em que cada área tem a sua relevância, a sua importância dentro desse processo. Juntos, conseguimos somar as informações relevantes de cada área para planejar individualmente o trabalho com cada atleta. Isso contribui para que ele possa render mais e minimizar o risco de lesão”, finalizou.

No período da tarde, o elenco palestrino foi a campo pela primeira vez para trabalhos técnicos de posse de bola, passes e minijogos. O lateral-esquerdo Piquerez e o meio-campista Zé Rafael seguiram cronograma individualizado e realizaram atividades na parte interna do centro de excelência. Além deles, o atacante Bruno Rodrigues segue recuperação de cirurgia no joelho esquerdo e realizou tratamento com membros do NSP.