Departamento de Comunicação

O Palmeiras é campeão da Copa do Brasil Sub-17 pelo segundo ano consecutivo! Neste domingo (18), o time alviverde derrotou o Athletico-PR por 4 a 1 na final, na Arena Barueri, com gols de Luighi, Estêvão e Erick Belé, além de um contra, ficando com a taça.

No ano passado, o Verdão foi campeão ao bater o Vasco na final, erguendo o troféu no Estádio São Januário. Antes, nas edições de 2017 e 2019, as Crias da Academia superaram Corinthians e São Paulo, respectivamente, para garantir título. O Palmeiras é o único clube a ter quatro conquistas da competição.

A campanha vitoriosa neste ano foi invicta. A equipe comandada por Rafael Paiva disputou oito partidas pelo torneio, com sete vitórias e um empate, somando 44 gols marcados e apenas três sofridos. O artilheiro do time palestrino foi Luighi, com nove tentos. O atleta, inclusive, tornou-se o jogador a balançar mais vezes as redes em uma edição da Copa do Brasil Sub-17 pelo Palmeiras, deixando os atacantes João Pedro (2019) e Endrick (2022) para trás.

Em 2023, o Sub-17 do Verdão busca repetir o feito inédito alcançado no ano passado, quando o time conquistou a tríplice coroa da categoria: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista.

Paralelamente à Copa do Brasil, a equipe Sub-17 do Palmeiras disputa o Paulista da categoria. Após terminar a primeira fase na liderança de seu grupo, o time alviverde terá pela frente a Ponte Preta, no próximo sábado (24), às 11h (de Brasília), no Estádio Coronel Francisco Vieira, em Itapira-SP, pela rodada inicial da segunda fase do torneio.

O jogo

Aos nove minutos, Luighi recebeu a bola de Marcio Vitor na intermediária, ajeitou para o pé direito e finalizou de longe para marcar o primeiro gol do Verdão. Na sequência, o atacante recebeu em profundidade, cortou da esquerda para dentro e chutou cruzado, com perigo. Em cobrança de falta do lado esquerdo, Uberaba pegou muito bem na bola e quase acertou o ângulo oposto. Em seguida, foi a vez de Riquelme Fillipi ser lançado e arrematar para defesa do goleiro.

Aos quatro do segundo tempo, o Athletico-PR empatou com Sorriso. Sete minutos depois, Luighi disputou a bola com os defensores na entrada da área e viu a bola ir contra a meta após intervenção do adversário, recolocando o Palmeiras na frente. Aos 13, Estêvão recebeu a bola pela direita, ajeitou para a perna esquerda e soltou a bomba para fazer o terceiro do Palestra. O Verdão não tirou o pé e quase fez mais um com Riquelme Fillipi, que chutou de esquerda para fora. Já nos acréscimos, Kauan Firmo cruzou da direita, e Erick Belé chutou de primeira para fazer um belo gol, sacramentando a vitória e o título.

Luighi abriu o placar na final contra o Athletico-PR (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Palmeiras Sub-17: Cesar; Kauã Moraes (Kauan Firmo), Vitor Reis, Fellipe Jack e Luis Arthur (Benedetti); Uberaba (Ramon), Rafael Coutinho (Erick Belé) e Estêvão (Figueiredo); Marcio Vitor (Kidani), Luighi e Riquelme Fillipi. Técnico: Rafael Paiva.

Campanha do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Primeira fase

08/03: Palmeiras 11 x 0 Aefa-MS – Academia de Futebol 2
Gols: Rafael Coutinho (duas vezes), Luighi (duas vezes), Benedetti (duas vezes), Jhonatan, Hugo, Luis Arthur (duas vezes) e Kaio

Oitavas

27/04: Azuriz-PR 0 x 2 Palmeiras – Os Pioneiros
Gols: Luighi e Marcio Vitor

03/05: Palmeiras 5 x 0 Azuriz-PR – Arena Barueri
Gols: Marcio Vitor, Rafael Coutinho, Fellipe Jack (duas vezes) e Kidani

Quartas

09/05: Sampaio Corrêa-MA 0 x 12 Palmeiras – Castelão
Gols: Uberaba, Luighi (três vezes), Luis Arthur, Rafael Coutinho (duas vezes), Ronald, Erick Belé (três vezes) e contra

16/05: Palmeiras 4 x 0 Sampaio Corrêa – Arena Barueri
Gols: Gabriel Cruz, Kaio, Luiz Yano e Erick Belé

Semifinal

30/05: Vasco 1 x 1 Palmeiras – São Januário
Gol: Estêvão

07/06: Palmeiras 5 x 1 Vasco – Arena Barueri
Gol: Estêvão, Luighi (duas vezes), Kauã Moraes e contra

Final

18/06: Palmeiras 4 x 1 Athletico-PR – Arena Barueri
Gols: Luighi, Estêvão, Erick Belé e contra