Departamento de Comunicação

O Palmeiras derrotou o Vasco da Gama por 4 a 1, no Allianz Parque, nesta terça-feira (21), na primeira partida da final da Copa do Brasil Sub-17. Os gols do Verdão foram marcados por Figueiredo, Endrick (duas vezes) e Thalys.

Até o momento, o Alviverde já disputou oito partidas pela Copa do Brasil Sub-17, somando sete vitórias e apenas uma derrota. O time palestrino marcou 40 gols e sofreu nove na competição.

Com o jogo desta terça, o Verdão passou a ter sua campanha na Copa do Brasil Sub-17 com mais gols marcados, superando os 36 tentos de 2021. Além disso, as Crias da Academia igualaram as sete vitórias da temporada de 2019, ano em que o clube mais triunfou no torneio. Caso vença mais uma vez os cariocas, baterá também esse recorde.

A partida de volta entre Palmeiras e Vasco será realizada no próximo domingo (26), às 11h (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro-RJ. O duelo terá transmissão do SporTV.

Palmeiras saiu à frente na disputa pelo título da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Regulamento

A Copa do Brasil Sub-17 de 2022 teve início com 32 times, sendo 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista de 2021.

Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O jogo

Logo no primeiro minuto da partida, Figueiredo roubou a bola na intermediária, carregou e finalizou da entrada da área para abrir o placar para o Palmeiras. Aos dois, Gilberto recuperou a posse e inverteu o jogo para Endrick. O camisa 9 partiu para cima, trouxe para a direita e finalizou, contando com o desvio para ampliar.

Aos 31 minutos, os visitantes diminuíram em cobrança de pênalti de GB. O Verdão chegou com Luis Guilherme, que pegou rebote na área, cortou o defensor e finalizou para defesa do goleiro. Antes do intervalo, Endrick serviu Thalys, e o meia chutou rasteiro, parando no arqueiro.

Mesmo com a vantagem no placar, o Palmeiras seguiu tendo boas ações ofensivas. Aos 24 minutos, a bola sobrou na entrada da área para Thalys, que acertou lindo chute com a direita para fazer o terceiro da equipe. Em seguida, Coutinho deixou Endrick na cara do gol, e o centroavante finalizou à direita.

Palmeiras Sub-17: Cesar; Gilberto, Vitor Reis, Gabriel Vareta e Léo Jance (João Cintra); Vitor Reis, Figueiredo e Thalys; Luis Guilherme (Uberaba), Cauê (Rafael Coutinho) e Endrick. Técnico: Rafael Paiva

Finais

21/06: Palmeiras 4 x 1 Vasco – Allianz Parque
Gols: Figueiredo, Endrick (duas vezes) e Thalys

26/06 – 11h: Vasco x Palmeiras – São Januário
Transmissão: SporTV

Semifinais

06/06: Sport 2 x 5 Palmeiras – Arruda
Gols: Luis Guilherme, Arthur, Endrick (2) e Riquelme Fillipi

10/06: Palmeiras 2 x 3 Sport – Arena Barueri
Gols: Thalys e Luis Guilherme

Quartas de final

18/05: Atlético-MG 0 x 5 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Endrick, Luis Guilherme (2), Thalys e Estêvão

24/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG – Arena Barueri
Gols: Endrick, Thalys e Estêvão

Oitavas de final

04/05: Palmeiras 7 x 0 Remo – Academia de Futebol 2
Gols: Figueiredo, Thalys (3), Lucas Aguiar (2) e Estêvão

11/05: Remo 1 x 4 Palmeiras – Baenão
Gols: Fellipe Jack, Estêvão (2) e Luighi

Primeira fase

27/04: Palmeiras 10 x 1 Sant German-RO – Academia de Futebol 2
Gols: Luis Guilherme (2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Mateus Patolino (2), Cauê e Lucas Aguiar