Verdão incentiva conscientização de jovens da base e promove cronograma de palestras

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A base do Palmeiras trabalha não só para formar grandes jogadores, mas também bons cidadãos. Pensando nisso, o Centro de Formação de Atletas do clube promove um cronograma mensal de palestras e eventos para conscientizar os jovens sobre temas pertinentes à vida da criança e do adolescente. Nesta segunda (23), por exemplo, o Sub-17 do Verdão marcou presença no encontro internacional “Chega de Abuso no Esporte”, no Museu do Futebol.

Divulgação_O Verdão participou do evento com a equipe Sub-17, o diretor Marcelo Dedeschi e assistentes sociais do clube

O evento teve a participação do ex-atleta inglês Andy Woodward, que denuncia abusos sofridos por ele no passado e trabalha para evitar novos casos. O Verdão foi o único clube a levar jogadores ao encontro – também estiveram presentes o diretor das categorias de base, Marcelo Dedeschi, a comissão técnica da categoria Sub-17 e assistentes sociais do clube.

O projeto, coordenado pelo Departamento Psicossocial, incentiva regularmente os jogadores a refletirem sobre os temas apresentados. Em março, todas as categorias do Verdão assistiram à palestra “Chega de Abuso”, comandada pelo ex-goleiro Alê Montrimas, que abordou ainda outros assuntos como as ilusões e as armadilhas do mundo do futebol. 

No início de abril, a palestra "Construindo o Caminho", comandada pelo trainer Marcos Zanella, discutiu autoconhecimento e empoderamento, além de técnicas para manter o foco, a motivação e alcançar a alta performance. Nos próximos meses, outros temas pertinentes serão colocados em pauta, como dicas sobre saúde financeira para o atleta.

Reuniões socioeducativas com os pais dos jogadores também fazem parte da agenda extracampo. Especialmente nas categorias menores, entre o Sub-11 e o Sub-15, o Palmeiras promove encontros entre os familiares dos jovens e funcionários de setores da base como serviço social, departamento médico e comissões técnicas.

Não somente as palestras fazem parte do projeto. Eventos que visam o lazer, como visitas a gravações de programas televisivos, parques aquáticos, entre outros, também são realizadas – com foco maior voltado aos jovens que vivem no alojamento do Palmeiras.