Verdão leva vantagem em histórico de jogos contra Ponte Preta
Agência Palmeiras
Felipe Krüger
Com histórico favorável, o Palmeiras enfrenta a Ponte Preta na tarde deste domingo pela 17ª rodada do Campeonato Paulista 2013, em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli. A partida marcará o confronto de número 117 entre as duas equipes, sendo 59 vitórias palmeirenses, 29 empates e 28 jogos vencidos pela Macaca. O Alviverde anotou 197 gols e sofreu 123.
O retrospecto do confronto entre as duas equipes também é favorável ao Verdão se considerados apenas os jogos disputados pelo Campeonato Paulista. Foram 81 partidas, com 38 vitórias, 26 empates e 17 derrotas. O Palmeiras marcou 132 vezes e viu sua rede balançar em 85 oportunidades.
Jogando como visitante, em partidas com mando da Ponte Preta, nova vantagem palmeirense: foram 62 jogos, com 25 vitórias, 15 empates e 22 derrotas do Verdão. Três estádios foram utilizados pela Macaca para receber o Palmeiras: palco da partida deste domingo, o Moisés Lucarelli (59 jogos), o Estádio Horário Antonio Costa (2 jogos) e Barão Geraldo de Resende (1 jogo).
O duelo entre os dois times aconteceu pela primeira vez em 10 de fevereiro de 1935, com vitória do Palestra Itália por 4×1. A maior goleada da história, porém, aconteceria em 1959, quando o Verdão bateu a Ponte Preta por 6×1, no Estádio Palestra Itália, em partida do Campeonato Paulista.
Em 2008, os dois times realizaram duas das mais importantes partidas do confronto na história. Ao realizarem a final do Campeonato Paulista, disputaram jogos de ida e volta, o primeiro em Campinas e a decisão no Palestra Itália. O Palmeiras levou a melhor as duas vezes, com vitória por 1×0 fora de casa e sonora goleada por 5×0 jogando em seus domínios, garantindo o título estadual daquele ano.