Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na manhã desta quinta-feira (20), na Academia de Futebol, mais um trabalho em preparação ao confronto com o Avaí, no sábado (22), às 21h, no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A novidade do dia foi a presença do meio-campista Bruno Tabata, desfalque contra o São Paulo, no último domingo (16), por uma mialgia na coxa esquerda.
O camisa 27, que nos dias anteriores havia cumprido cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance, participou da movimentação posicional inicial. Com os jogadores dispostos no campo, foram aprimorados fundamentos como balanços, lançamentos, construções de jogadas, cruzamentos e finalizações. Na sequência, quando o treino foi técnico e em dimensões reduzidas, Tabata realizou recondicionamento físico.
Líder em participações em gols do clube na temporada (com 28, sendo 11 bolas na rede e 17 assistências), o meio-campista Gustavo Scarpa falou sobre o embate contra o São Paulo – o empate por 0 a 0 garantiu ao Verdão a invencibilidade nos clássicos estaduais no Brasileirão 2022, com cinco vitórias e um empate. “O volume de jogo foi muito bom mesmo, criamos grandes oportunidades. Infelizmente, não conseguimos concluir. Eu mesmo não concluí algumas. Mas a equipe tem se comportado muito bem, do começo ao fim das partidas. E é isso, bola para a frente, já pensar no jogo do Avaí e fazer de tudo para conquistar a vitória”, disse o camisa 14.
“Os jogos no Brasileirão são sempre difíceis, mesmo contra as equipes que estão brigando contra o rebaixamento. Como contra o Juventude, que dificultou demais nosso jogo aqui. Empatamos contra o Atlético-GO e no primeiro turno contra o Avaí também empatamos. Não existe jogo fácil no Brasileiro, sabemos disso. O Avaí tem jogadores qualificados, campeões. Vamos entrar focados e tentar impor o nosso ritmo como costumamos fazer em casa”, completou o jogador, vice-líder em assistências do elenco no geral, com 56, atrás apenas de Dudu, com 93.

Scarpa valorizou ainda a semana de trabalhos com o intuito de deixar a equipe mais forte. “Temos de aproveitar ao máximo o tempo que temos para treinar, aprimorar a parte técnica, tática e até mesmo física. A comissão, experiente que é, tem toda a nossa confiança. Os trabalhos são legais, e agora é focar no jogo”, concluiu o meia, que é o 9º atleta que mais jogou pelo clube neste século (228 partidas), o 7º que mais venceu (132 vitórias, ao lado de Marcos Rocha) e o 6º que mais fez gols (42).
Líder do Brasileiro com 68 pontos, oito à frente do vice Internacional, o Palmeiras é o ponteiro do torneio há 23 rodadas, superando o recorde anterior do clube, de 20 rodadas consecutivas em 2016 – no sábado (22), diante do Avaí, o Verdão alcançará a 4ª posição do ranking geral, ao lado do Atlético-MG de 2021 (com 24), e até o final da competição pode chegar ao 3º lugar, superando o São Paulo de 2006 (com 27) e ficando atrás só do Cruzeiro de 2014 (33) e do Corinthians de 2017 (34).
O Maior Campeão do Brasil volta a treinar nesta sexta (21), às 11h. No primeiro turno, no dia 26 de junho, em Florianópolis (SC), Palmeiras e Avaí empataram por 2 a 2, com gols alviverdes marcados por Rony e Gustavo Scarpa.