Departamento de Comunicação

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (13), na Academia de Futebol, após a goleada por 4 a 1 sobre o Juventude no sábado (11), em jogo atrasado da 12ª rodada. O elenco iniciou a preparação para o duelo com o Red Bull Bragantino, às 19h de quarta-feira (15), no Allianz Parque.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o time gaúcho seguiram o cronograma de atividades regenerativas nas salas de recovery, neurociência e musculação do centro de excelência. Os demais atletas fizeram trabalhos técnicos em campo reduzido com ênfase em passes, raciocínio, marcação, agilidade e enfrentamentos em campo reduzido.

O lateral-direito Khellven, que se recupera de um trauma no pé, seguiu cronograma individualizado e trabalhou à parte no campo com o Núcleo de Saúde e Performance (NSP). O atacante Ramón Sosa, em recuperação de edema na coxa esquerda, participou da primeira parte do treino com o grupo e, na sequência, complementou o trabalho com o NSP.

Contra o Juventude, os meio-campistas Luis Pacheco e Erick Belé se tornaram as mais novas Crias da Academia a estrear pelo Profissional do Verdão. A partir da chegada do técnico Abel Ferreira, em outubro de 2020, foram 46 jogadores da base utilizados no time principal, sendo que 34 deles realizaram suas estreias sob comando da comissão portuguesa.

O jogador Erick Belé durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Desde 2018 no clube, Belé agradeceu a oportunidade e revelou inspiração em Raphael Veiga. “Agradeço a Deus por tudo que Ele vem fazendo na minha vida, para a minha família. É um ano muito bom para mim, fui convocado para a Copa do Mundo, estou com o Profissional. Gratidão eterna ao Palmeiras. Eu que cheguei novinho aqui e viver tudo isso é um sonho. Quando o Abel me chamou, o coração começou a bater mais forte. É um sentimento muito gratificante, fico muito feliz por ter estreado”, disse o meia de 18 anos de idade.

“Eu me espelho muito no Veiga, é a minha inspiração desde novinho. Hoje, dividir o campo com ele, é muito bom, gratidão eterna. A comissão ajuda muito, sempre nos dando conselhos, ajudando nos treinamentos. Temos uma base muito vitoriosa, acostumada a ganhar. O Profissional também sempre ganhando. Viemos para somar, para ganhar ainda mais aqui. Se tudo der certo, esperamos sair mais uma vez campeão”, completou o jovem.

Aos 17 anos de idade, Pacheco admitiu a surpresa pela estreia precoce entre os profissionais. “Primeiramente, agradeço a Deus pela estreia e pela oportunidade que o professor Abel me deu. Sinceramente, não esperava. Estava sentado no banco, ele me chamou e pediu para olhar o que o Andreas estava fazendo, que eu entraria aos 40 minutos para fazer a mesma função. Graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou o volante, que chegou ao Verdão em 2020.

“Vivi dias de gratidão, bons treinos com esses caras experientes. Procuro muito aprender com eles, são inspirações para mim e para vários jovens no mundo. A comissão ajuda muito, por estarmos subindo agora e para nos adaptarmos mais rápido com o grupo. Ter outros jovens aqui me ajuda e acho que é bom para outros também chegarem e se adaptarem mais rápido”, finalizou.

O jogador Luis Pacheco durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Crias da Academia utilizadas pelo Profissional na Era Abel:

2020-21 (14): Vinicius Silvestre, Renan, Lucas Esteves, Vanderlan, Danilo, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Aníbal, Fabrício, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Marcelinho, Pedro Acácio e Wesley

2021 (27): Vinicius Silvestre, Garcia, Lucas Sena, Henri, Lucas Freitas, Michel, Naves, Renan, Lucas Esteves, Vanderlan, Victor Luis, Danilo, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Patrick de Paula, Pedro Bicalho, Yago Santos, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Giovani, Kevin, Marcelinho, Newton, Rafael Elias, Vitinho e Wesley.

2022 (16): Vinicius Silvestre, Garcia, Naves, Renan, Vanderlan, Danilo, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Patrick de Paula, Pedro Bicalho, Endrick, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Giovani e Wesley

2023 (14): Garcia, Naves, Ian, Vanderlan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Kauan Santos, Luis Guilherme, Pedro Lima, Artur, Endrick, Estêvão e Giovani

2024 (11): Garcia, Naves, Vitor Reis, Vanderlan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Endrick e Estêvão

2025 (12): Benedetti, Naves, Vanderlan, Allan, Fabinho, Erick Belé, Figueiredo, Luis Pacheco, Estêvão, Luighi, Riquelme Fillipi e Thalys