Verdão valoriza base e tem 13 jogadores participando da pré-temporada
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
O trabalho desenvolvido nas categorias de base do Palmeiras nos últimos anos continua dando frutos em doses aceleradas. Durante a pré-temporada que o time realiza em Atibaia, já são 13 os jogadores que estão treinando no elenco principal vindos das categorias de base do clube.
Os recém-promovidos ao time de cima são os zagueiros Pedro e Gualberto e os meias João Arthur e Nádson, além do goleiro Carlos. Ainda não existe a certeza se todos eles permanecerão na equipe durante o ano de 2010, mas só o fato de ganharem uma oportunidade e serem testados nos jogos-treinos em Atibaia mostra o avanço que o clube teve na preparação dos atletas vindos da base.
´Estamos olhando com bastante atenção para os nossos meninos da base. Não temos pressa para nada, mas eles estão sendo preparados para terem mais chances e vingarem com a camisa do clube em algum momento´, afirmou o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.
Além dos quatro atletas citados acima, vieram das categorias de base os volantes Anselmo e Souza, o meia William, o lateral-direito Wendel, o atacante Daniel e os goleiros Marcos, Bruno e Deola. Existe a expectativa que alguns garotos que disputam a Copa SP sejam promovidos tão logo acabe a competição. ´Estou olhando atentamente os jogos da Copinha e gostei de atuação de alguns atletas´, comentou o técnico Muricy Ramalho, em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (08).
Para o gerente de futebol do clube, Toninho Cecílio, a evolução da base palmeirense tem a ver também com o trabalho que é feito extra-campo. ´Temos um acompanhamento diário de uma psicóloga e uma assistente social, que conversam e dão suporte não apenas para o atleta, mas também à família deles. O clube fornece uma estrutura fantástica na questão do suporte escolar, de cursos técnicos e médico. Além disso, estamos melhorando cada vez mais nossas instalações em Guarulhos. Isso tudo ajuda a resultar num bom rendimento dentro de campo´, explicou.
Em 2009, o Verdão chegou em praticamente todas as decisões de suas categorias e foi campeão Paulista nos juniores (sub-20). Atualmente, a equipe realiza boa campanha na Copinha e na Copa do Brasil sub-15.