Departamento de Comunicação

No duelo entre o líder e o vice-líder pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, o Palmeiras levou a melhor na noite deste sábado (13), na Neo Química Arena, ao sair vitorioso contra o seu rival Corinthians, por 1 a 0, com gol-contra do corintiano Roni, aos 27 do segundo tempo. Com isso, o Alviverde foi a 48 pontos na tabela do Nacional, contra 39 do time alvinegro, segundo colocado do certame até o final deste duelo entre as equipes por esta rodada.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com este resultado, o Verdão engatou o seu 11º jogo invicto no retrospecto geral (oito vitórias e três empates), sendo o sétimo sem conhecer derrota só pelo Brasileirão – dos quais, os seis últimos foram só vitórias (empatou com o Fortaleza, fora, em 10 de julho, e depois superou Cuiabá, América-MG, Internacional, Ceará, Goiás e, agora, o Corinthians).

O último revés no Brasileiro aconteceu em 2 de julho, pela 15ª rodada, para o Athletico-PR, por 2 a 0, no Allianz Parque. Aliás, aquela derrota para o Furacão também foi a última do Palmeiras de forma geral, pois, das 11 vezes seguintes que foi a campo (já com o duelo deste sábado), atuou sete vezes pelo Brasileiro, três pela Libertadores e uma pela Copa do Brasil, e somou oito vitórias e três empates.

Vale lembrar ainda que o Palmeiras foi superado somente duas vezes em todas essas 22 rodadas do Nacional até aqui. Além do revés para o Furacão (15ª rodada), também perdeu em sua estreia, na 1ª rodada, para o Ceará e, por isso, engatou uma sequência de 13 jogos sem perder no Brasileiro(entre a 2ª e 14ª rodada), sendo essa a maior série invicta já emplacada por um time neste Brasileirão de 2022.

A série de 13 jogos invictos que impôs no Brasileirão de 2022 (a maior registrada na competição até o momento) não é a única marca recordista que o Verdão detém na atual edição do Nacional, pois, com esses dois únicos reveses sofridos até aqui, por exemplo, o time de Abel Ferreira é o que menos vezes foi superado nesta edição, seguido do Internacional, superado em quatro oportunidades (o Colorado ainda joga pela rodada contra o Fluminense, neste domingo, às 19h, em Porto Alegre).

Além disso, o Maior Campeão do Brasil, líder com vantagem expressiva e time menos vezes superado, também é a equipe, isoladamente, que mais venceu até aqui (14 vezes), que mais fez gols (37), que menos vezes foi vazado (com 14 gols sofridos) e, portanto, ostenta também o melhor saldo de gols da competição (23, pois foi às redes 37 vezes contra 14 tentos sofridos).

E como se tudo isso não bastasse, após este duelo contra o Corinthians – seu maior rival historicamente – o Verdão também reforçou a estatística de ser dono do melhor desempenho do Brasileirão de 2022 na condição de visitante, sendo o único time que não perdeu neste cenário: agora em dez duelos fora de seus domínios no torneio, conquistou 22 dos 30 pontos possíveis, com seis vitórias (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo, América-MG e Corinthians) e quatro empates (Goiás, Flamengo, Avaí e Fortaleza).

na condição visitante por qualquer competição, esta foi a sétima partida do Verdão sem conhecer derrota (a última foi para o São Paulo, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, em 23 de junho). Depois disso, o Verdão entrou em campo sete vezes, obtendo quatro vitórias e três empates.

De quebra, com a vitória, o Palmeiras igualou o retrospecto numérico em jogos do Brasileirão na casa do Corinthians. Antes levava desvantagem de um único jogo, mas com o triunfo agora, por jogos do Brasileirão, são quatro vitórias para cada lado na arena corintiana (inaugurada em 2014), em nove duelos (uma outra partida terminou empatada).

No geral da história dos duelos do Brasileirão entre as equipes, o Palmeiras é superior ao seu rival. Este foi o 66° duelo pela competição, sendo que o Verdão soma 25 vitórias contra 18 do Alvinegro (outros 23 duelos terminaram empatados). Neste cenário, foram 85 gols marcados pelo Maior Campeão do Brasil contra 61 do Corinthians.

E contando todos os Derbys da história em todas as partidas nas quais os dois clubes se enfrentaram com os seus times principais, independentemente do tempo de jogo ou então se era amistoso ou jogo de campeonato, este foi o clássico de número 384, e o Palmeiras também leva vantagem! São agora 137 vitórias do Verdão contra 131 dos alvinegros, além de 116 empates (ao todo, foram 543 gols anotados pelo Alviverde contra 493 vezes em que fora vazado pelo seu adversário).

PALMEIRAS IMPÕE NOVO RECORDE DE MAIS VITÓRIAS EM CLÁSSICOS EM UM ÚNICO ANO

Em 2022, o Palmeiras vem apresentando um retrospecto animador em clássicos contra São Paulo, Santos e Corinthians: com o triunfo no Derby deste sábado, foram 11 disputas ao todo, com nove vitórias! Com isso, estes nove triunfos em clássicos em 2022 já representam o novo recorde de mais vitórias obtidas contra os rivais em uma única temporada, igualando os feitos dos anos de 1965 e de 1969, quando o Verdão registrou nove triunfosem clássicos naquelas temporadas, em 13 e 16 disputas, respectivamente. Ainda com pelo menos mais dois clássicos pela frente contra os rivais até o fim de 2022 (Santos e São Paulo, pelo segundo turno do Brasileirão 2022), o Palmeiras de Abel Ferreira terá a chance de se tornar recordista isolado neste quesito.

CONFIRA A LISTA DE TODAS AS VITÓRIAS DO PALMEIRAS EM CLÁSSICOS EM 2022:

10/03/2022 – São Paulo 0x1 Palmeiras – Morumbi – Campeonato Paulista

13/03/2022 – Palmeiras 1×0 Santos – Allianz Parque – Campeonato Paulista

17/03/2022 – Palmeiras 2×1 Corinthians – Allianz Parque – Campeonato Paulista

03/04/2022 – Palmeiras 4×0 São Paulo – Allianz Parque – Campeonato Paulista

23/04/2022 – Palmeiras 3×0 Corinthians – Arena Barueri – Campeonato Brasileiro

29/05/2022 – Santos 0x1 Palmeiras – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro

20/06/2022 – São Paulo 1×2 Palmeiras – Morumbi – Campeonato Brasileiro

14/07/2022 – Palmeiras 2×1 São Paulo – Allianz Parque – Copa do Brasil

13/08/2022 – Corinthians 0x1 Palmeiras – Neo Química Arena – Campeonato Brasileiro

ASPECTOS INDIVIDUAIS

> No Palmeiras desde 2019, o meio-campista Zé Rafael completou a sua partida de número 200 com a camisa do Maior Campeão do Brasil. Ao todo, foram 120 vitórias, 44 empates, 36 derrotas, 22 gols marcados e 18 assistências concedidas pelo camisa 8 do Verdão.

> Este foi o clássico de número 37 de Zé Rafael no Verdão; foram 18 vitórias, 11 empates e oito reveses e um gol marcado, contra o São Paulo, no jogo do título do Paulistão de 2022, no Allianz Parque, vitória por 4 a 0.

> Contra o Corinthians, este foi o 12º clássico de Zé Rafael, que possui seis vitórias, quatro empates e duas derrotas contra o rival alvinegro; outros 15 foram contra o São Paulo (cinco vitórias, cinco empates e cinco reveses) e mais 10 contra o Santos (sete vitórias, 2 empates e uma derrota).

> No Verdão, Zé Rafael possui os títulos da Copa do Brasil de 2020, do Campeonato Paulista de 2020 e de 2022, das Libertadores de 2021 e de 2022, e da Recopa Sul-Americana de 2022.

> Apresentado na última sexta-feira (12), o meia Bruno Tabata já foi relacionado pelo técnico Abel Ferreira e fez sua estreia neste Derby. Antes, o último palmeirense a estrear em um Palmeiras e Corinthians havia sido lateral Jorge, no dia 25 de setembro do ano passado, também na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

> Abel Ferreira e sua comissão melhoraram ainda mais os bons números em clássicos contra Corinthians, São Paulo e Santos. desde que o português assumiu o comando do Verdão em novembro de 2020, incluindo cinco clássicos que foram dirigidos por João Martins (três vitórias, um empate e uma derrota), o aproveitamento é animador! São, ao todo, 29 jogos contra os rivais, com 16 vitórias, 7 empates e 6 reveses, além de 44 gols marcados e 25 gols sofridos.

> Mesmo como visitante em clássicos, o retrospecto da comissão é superior: foram 15 jogos já com o deste sábado, com seis vitórias contra quatro derrotas sofridas, e cinco empates (17 gols marcados contra 15 sofridos).

> Especificamente contra o Corinthians, Abel e sua comissão disputaram oito jogos e foram superados uma única vez! Acumularam ainda cinco vitórias e dois empates. Ou seja, um percentual de derrota de apenas 13%!

Além do bom aproveitamento e baixo percentual de derrotas, dentre todos os clássicos (Corinthians, São Paulo e Santos), o Alvinegro da Capital é o rival contra o qual a comissão portuguesa detém melhor média de gols: foram 16 gols marcados nestes oito duelos disputados contra o adversário da vez (média de exatos dois gols por partida), contra seis vezes em que o time foi vazado nos oito clássicos (0,75 gol sofrido por jogo dos alvinegros). Depois, aparece o Santos, que sofreu do Verdão 1,85 gol por jogo (13 em 7 duelos) e o São Paulo, 1,07 (15 gols em 14 clássicos).

> Além disso, com esta vitória, Abel se tornou o primeiro treinador do Palmeiras a superar o Corinthians duas vezes na Neo Química Arena. Cada vitória do Verdão na casa do rival teve um técnico diferente: Oswaldo de Oliveira, em 2015, Cuca, em 2016, Roger Machado, em 2018, Vanderlei Luxemburgo, em 2020, e o próprio Abel Ferreira, em 2021.

Abel nunca perdeu para um time comandado por um treinador português no futebol brasileiro: foram, com este, oito jogos no total, com sete vitórias e um empate. Foram três triunfos contra Vitor Pereira (Corinthians, em 2022) e Antônio Oliveira (Athletico-PR, em 2021, e Cuiabá, em 2022), um resultado positivo contra Ricardo Sá Pinto (Vasco da Gama, em 2020) e Luís Castro (Botafogo, em 2022) e um empate com Paulo Sousa (Flamengo, em 2022).

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Wesley, 17’/2ºT); Dudu (Bruno Tabata, 28’/2ºT), Rony (Gabriel Menino, 17’/2ºT) e Flaco López (Rafael Navarro, 42’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gol: Roni, contra, aos 27’/2ºT (0-1)

Cartões amarelos (SEP): Flaco López e Piquerez