Verdão vence o Corinthians em Itaquera e abre vantagem pelo título da Copa do Brasil Sub-17

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Anibal marcou o gol da vitória e Verdão terá vantagem no jogo de voltaEm busca do título inédito para a base, a equipe Sub-17 do Palmeiras venceu o Corinthians, por 1 a 0, na Arena Corinthians, e começou muito bem a decisão da Copa do Brasil da categoria nesta quarta-feira (22). O gol da vitória foi marcado pelo atacante Aníbal e colocou o time em vantagem para o jogo de volta, que será realizado na próxima quinta-feira (30), às 17h, no Pacaembu, com presença de torcida única do Palmeiras. O Verdão pode até empatar para ficar com a taça.

O Palmeiras vivenciou uma atmosfera digna de final na Arena Corinthians. Nenhuma das equipes encontrou espaço nos primeiros minutos, mas logo o Verdão se soltou e passou a comandar as ações. Aos 33 minutos, o time teve uma grande oportunidade desperdiçada em bola perfeita enfiada por Alan que Guilherme Ferraz bateu em cima do goleiro. O rival respondeu no minuto seguinte e o goleiro Magrão fez duas grandes defesas em sequência.

>> Confira as fotos da partida entre Corinthians e Palmeiras

O duelo seguiu tenso na segunda etapa, mas o Verdão manteve a posse da bola e buscou mais o ataque. Aos 38 minutos, o time conseguiu mandar para a rede sua melhor oportunidade: Alan iniciou a jogada do gol pela esquerda, a bola ficou viva na área e Aníbal, atacante da seleção paraguaia, não perdoou. Como era esperado, o Corinthians partiu com tudo ao ataque em busca do empate nos minutos finais, mas o Verdão controlou bem os ânimos e manteve a vitória.

“Foi um resultado importante, conseguimos abrir vantagem para a segunda final. Esperamos que a torcida do Palmeiras compareça também no Pacaembu para ajudar a nossa equipe. Não podemos entrar pensando na vantagem, ou em jogar pelo empate, sabemos que será um duelo tão complicado quanto o de hoje e vamos em busca do título”, afirmou Aníbal.

O time está invicto na Copa do Brasil e passou pelo Flamengo na semifinal com uma grande vitória por 4 a 1 em Itu, seguida de empate em 3 a 3 na Gávea. Nas quartas de final, avançou com duas vitórias sobre o Vasco: por 2 a 0 em Itu e por 3 a 1 em São Januário. O rival nas oitavas foi o Atlético-MG, eliminado com goleada por 3 a 0 em Minas Gerais e empate em 1 a 1 em Barueri. Na primeira fase, o Verdão goleou o Brasil de Pelotas, fora de casa, por 5 a 2.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da Série B. O Palmeiras tem o melhor ataque da competição, com 22 gols (o artilheiro da equipe é o atacante Guilherme Vieira, com cinco gols), e já faz sua melhor campanha no torneio, já que havia parado nas oitavas de final em 2013, 2014 e 2015.

O Palmeiras também está na final do Paulistão Sub-17 e começou com o pé direito. O time disputou a primeira partida da decisão contra a Ponte Preta no domingo (19), em Itu-SP, e venceu por 2 a 1 de forma emocionante, com um gol no último lance. O confronto que decide o título será disputado neste sábado (25), às 11h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP – o Verdão precisa no mínimo de um empate para levantar a taça do estadual.

Palmeiras Sub-17: Magrão; Marcus Meloni, William, Vitão e Esteves (Luan Cândido); Gabriel Menino, Patrick, Tomás (Bernardo) e Alan; Guilherme Vieira (Fabrício) e Guilherme Ferraz (Aníbal). Técnico: Artur Itiro.