Departamento de Comunicação

Após sair vitorioso do Derby desta quinta-feira (17), o goleiro Weverton chegou a sua 59ª vitória no Allianz Parque e, desta forma, se isolou na quarta colocação da lista de jogadores que mais venceram na recente história do Allianz Parque, inaugurado em 2014, superando os 58 triunfos de Fernando Prass, com quem antes estava empatado na posição.

À frente de Weverton nesta lista de jogadores que mais venceram no Allianz pelo Verdão, estão somente Willian Bigode (3º, com 67 vitórias); Felipe Melo (2º, com 70 vitórias) e Dudu (1º, que hoje chegou a 105 vitórias no local). O ídolo Prass agora fica na quinta colocação, fechando o top 5 com seus 58 resultados positivos.

Quarto que mais venceu na arena palmeirense, Weverton também é o quarto que mais jogou, com 91 partidas com a de hoje, seguido de Fernando Prass (5º que mais jogou no Allianz Parque, com 86 atuações). Encabeçam o ranking: Dudu (1º, com 148 jogos), Willian (2º, com 108 jogos) e Felipe Melo (3º, com 98 duelos no Allianz pelo Verdão).

Após o duelo, Weverton conversou com a imprensa e exaltou a boa fase do time, destacando o clima favorável vindo do torcedor nas arquibancadas e também dos aspectos do jogo – o primeiro tempo do Palmeiras foi extremamente intenso.

“Essa intensidade é uma marca muito forte do Palmeiras. É um grupo jovem, é um grupo de garotos que ama o que faz, que impõe energia no jogo. O Danilo, por exemplo, corre 95 minutos em alta intensidade. E é isso o que o Abel pede”, destacou Weverton.

Ainda sobre o público, que nesta noite bateu 39.511 pagantes na arena, foi o recorde de público o Verdão não registrava em seu estádio desde o dia 7 abril de 2019 (semifinal do Paulista contra o São Paulo nos pênaltis) – depois veio a pandemia e, só agora, altos números voltaram a serem registrados após o duelo contra o Santos na rodada anterior, com 100% da capacidade liberada (contra o Peixe, foram 38.381 torcedores).

“E esse ano está voltando o público. E quem acompanha o futebol sabe que é uma característica do Palmeiras ser intenso dentro do seu estádio. Ir para cima e jogar para frente”, declarou Weverton sobre a importância do apoio da torcida.

E o camisa 21 do Verdão, figura imprescindível nas convocações da Seleção Brasileira, ainda comentou sobre a fama de o Verdão possuir uma defesa altamente eficiente. “Ainda não fomos derrotados em casa neste ano. E este foi o primeiro gol que sofremos (no Allianz) neste ano. Então isso mostra que é um conjunto: não só o ataque, não só a defesa. Mas uma boa sintonia que o Abel nos coloca”, destacou.

Os números da temporada de 2022 já são os melhores em termos de aproveitamento: 100%. O Verdão venceu os sete jogos que disputou na arena neste ano, marcou 11 gols e sofreu apenas um! O segundo melhor aproveitamento de pontos em uma temporada na arena é de 74%, em 2017 (20 vitórias e cinco empates em 29 jogos); já o segundo melhor percentual de vitórias pertence às temporadas de 2017 e de 2019, empatadas (69% – 2017 registrou 20 triunfos dos 29 disputados e 2019, 18 vitórias de 26 jogos); enquanto a segunda menor média de gols sofridos é de 0,46 gol sofrido por jogo, em 2019 (12 gols sofridos nas 26 partidas que disputou) – a média atual é de 0,14 (um gol sofrido em sete partidas). E, por fim, a segunda menor quantidade de gols sofridos pelo Palmeiras na arena, em números absolutos em uma mesma temporada, foi de três bolas na rede, em 2014 (entretanto, o Verdão disputou apenas duas partidas naquele ano na arena, que aliás, foi a temporada inaugural do novo Allianz Parque).

As vítimas do Verdão em 2022 na arena alviverde, pela ordem, foram: Ponte Preta (3×0), Água Santa (1×0), Santo André (1×0), Athletico-PR (2×0), Guarani (2×0), Santos (1×0) e Corinthians (2×1).

INVICTO NO PAULISTA E NA TEMPORADA

Com o resultado desta noite, o Verdão lidera o Estadual de forma geral, sendo o único invicto, com 11 jogos, nove vitórias e dois empates – portanto, 29 pontos (seguido do Corinthians, com 20); além de 16 gols marcados e apenas dois gols sofridos (sendo a melhor defesa do Paulista, seguido do Corinthians, com nove). O Alviverde ostenta ainda o melhor saldo de gols da competição (14, contra 9 do Corinthians). Já garantido nas quartas desde o duelo contra o São Paulo, no último dia 10 (há duas rodadas), a melhor campanha garante ao Verdão o privilégio de decidir os duelos em casa até a final, conforme o time de Abel Ferreira vá avançando de fases no Estadual.

Aliás, desde que o Estadual passou a ser disputado com uma fase de grupos com 12 partidas, em 2017, o maior número de pontos alcançado por um time foi 27. Com os 29 pontos que chegou com uma rodada antes do fim da primeira fase, registrou o novo recorde.

E os números não são excelentes apenas no Campeonato Paulista. O Maior Campeão do Brasil também está invicto na temporada 2022: dez vitórias e três empates – as partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 não entram na conta, pois eram referentes à temporada passada. Nos últimos 20 jogos, houve apenas uma derrota, além de 14 vitórias e cinco empates.

Em números absolutos, a invencibilidade também é algo inédito na história do clube em uma temporada inteira – o mínimo que sofreu anteriormente foram dois reveses, nas temporadas de 1926, 1930 e 1932. Vale ressaltar, entretanto, que esta informação trata-se apenas de uma comparação retórica, para efeitos de curiosidade, já que a temporada de 2022 está só começando.

Além disso, o time ostenta ainda a melhor defesa desta temporada – dentre todos os times que disputam a Série A do Brasileirão em 2022, por qualquer competição realizada em 2022 (Estaduais, Continentais, etc). Com média de 0,30 gol sofrido por partida, seguido pelo Fluminense, com 0,40 gol sofrido por partida. Como mandante, o Alviverde era, até então, dentre os que figuram na elite do futebol brasileiro, o único time que ainda não havia sido vazado em casa nesta temporada (foi o último a fazer parte dessa estatística, hoje, justamente neste duelo ante o Corinthians).

CONFIRA OUTROS NÚMEROS DE DESTAQUE DE WEVERTON NO VERDÃO:

> 70º JOGADOR COM MAIS ATUAÇÕES PELO CLUBE, COM 216 JOGOS

> 8º JOGADOR COM MAIS ATUAÇÕES PELO CLUBE NESTE SÉCULO, COM 216 JOGOS

> 7º JOGADOR COM MAIS VITÓRIAS PELO CLUBE NESTE SÉCULO, COM 121 TRIUNFOS

> 2º JOGADOR QUE MAIS ATUOU EM LIBERTADORES PELO VERDÃO, COM 41 JOGOS (AO LADO DE DUDU, ATRÁS SÓ DE MARCOS, COM 57)

> 1º JOGADOR QUE MAIS VENCEU JOGOS DE LIBERTADORES PELO VERDÃO, COM 29 TRIUNFOS (SEGUIDO DE MARCOS E GUSTAVO GÓMEZ, AMBOS COM 27)

> 4º JOGADOR QUE MAIS ATUOU NO ALLIANZ PARQUE, COM 91 JOGOS

> 4º JOGADOR QUE MAIS VENCEU NO ALLIANZ PARQUE, COM 58 TRIUNFOS

> 9º GOLEIRO QUE MAIS JOGOU EM TODA A HISTÓRIA DO VERDÃO, COM 216 JOGOS

> 9º GOLEIRO QUE MAIS VENCEU EM TODA A HISTÓRIA DO VERDÃO, COM 121 TRIUNFOS

> 7º GOLEIRO QUE MAIS PASSOU JOGOS SEM SOFRER GOLS NA HISTÓRIA DO CLUBE, (109 JOGOS LIMPOS DOS 216 QUE ATUOU)

> 5º GOLEIRO QUE MAIS JOGOU NO PALESTRA ITALIA/ALLIANZ PARQUE, COM 91 JOGOS