Departamento de Comunicação
O Palmeiras treinou na manhã desta quinta-feira (20), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para o segundo jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, na próxima quinta (27), às 21h35, na Neo Química Arena. Em busca do primeiro tetra consecutivo na era profissional do futebol no estado, o Verdão precisa vencer por dois ou mais gols de diferença – vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.
O elenco realizou, de início, um exercício de posse de bola, passes e marcação, seguido de enfrentamentos e duelos no último terço do campo, além de finalizações. Em transição física após realizar cirurgia no ombro direito, o meio-campista Mauricio participou da primeira parte integrado ao grupo e depois trabalhou em separado sob supervisão do Núcleo de Saúde e Performance.
Weverton, que busca superar Oberdan Cattani como goleiro com mais títulos paulistas pelo Palmeiras (estão empatados com quatro), comentou sobre o período de treinos na Data Fifa e a possibilidade de trabalhar a equipe em busca da virada. “Vem sendo um período interessante de trabalho. É bom para fazermos alguns ajustes importantes. Apesar de ter alguns jogadores fora porque estão nas suas seleções, quem está aqui está fazendo um grande trabalho, ajustando aquilo que precisa ser ajustado, fazendo aquilo que tem que ser feito, tirando as lições que podemos aprender do jogo passado. Tenho certeza de que vai ser diferente, vai ser um outro tipo de jogo e a gente tem tudo para fazer uma grande partida”, disse.

Esta é a 8ª final de Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians na história, com vantagem alviverde de quatro títulos contra três do rival – o Verdão faturou a taça em 1936, 1974, 1993 e 2020 e o Alvinegro levou a melhor em 1995, 1999 e 2018. “Acho que a decisão está totalmente aberta, não seria diferente também se a gente tivesse ganhado o jogo. Sabíamos que a final não acabaria no último domingo, teria o próximo jogo, independentemente de ganhar ou perder. É óbvio que queríamos ganhar na nossa casa, com o nosso torcedor, mas a decisão está totalmente aberta. Esse grupo já mostrou o seu potencial e a sua força, principalmente a força mental e o que pode fazer. A gente sabe que vai ser difícil, sabe que vai ser um jogo extremamente complicado, mas nós temos totais condições e estamos nos preparando muito bem. Temos certeza de que vamos fazer um jogo melhor do que foi o último e o nosso objetivo vai ser lutar até o fim para sair de lá com o título”, finalizou.
Desde que a Neo Química Arena foi inaugurada, em 2014, o Palmeiras disputou duas partidas eliminatórias na casa alvinegra e levou a melhor em ambas: avançou à final do Campeonato Paulista em 2015 ao empatar com o Corinthians e vencer nos pênaltis e avançou à final do Paulista em 2021 ao vencer por 2 a 0. O Maior Campeão do Brasil disputou ainda duas partidas de ida válidas por finais de Campeonato Paulista e não perdeu nenhuma: em 2018, venceu por 1 a 0, e em 2020, empate em 0 a 0.