Homenagens, produtos e estrela na camisa: o legado da conquista alviverde

Exaltada pelos torcedores brasileiros e os jornais da época como o primeiro título intercontinental de um clube do país na história, a Copa Rio continuou sendo reverenciada ao longo das décadas seguintes.

No ano seguinte do título, os irmãos palmeirenses Gabriel, Antônio e Luiz Piccolo produziram uma cachaça e a nomearam “Palmeiras 51”, em homenagem à conquista do Mundial e em alusão à cidade natal deles, Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. Em 1959, a empresa foi comprada e o nome alterado para “Pirassununga 51”, mas a referência ao triunfo alviverde permanece até hoje.

Mais de dez anos depois, em 1964, o jornalista e escritor Mario Filho dedicou algumas páginas de seu clássico livro “O negro no futebol brasileiro” para a conquista de 1951. O autor explica, com abordagem sociológica, o que representou o triunfo para a alma do povo brasileiro decepcionado pela derrota na Copa do Mundo de 1950.

Em 1989, para disputa do Campeonato Brasileiro, a camisa do Verdão ganhou um novo adereço: uma estrela vermelha sobre o escudo, representando o feito de 1951. A estrela retornou para o uniforme em definitivo no ano de 2017.

Os remanescentes da conquista se juntaram em 2001 para celebrar os 50 anos da glória alcançada sobre a Juventus-ITA, no Maracanã. No jantar, promovido pela diretoria palmeirense, estavam presentes os goleiros Oberdan e Fábio, o zagueiro Juvenal, os meio-campistas Dema, Gérsio e Jair e os atacantes Aquiles e Richard.

Em 2006, o clube montou um extenso dossiê com reportagens sobre a Copa Rio para assegurar o valor da conquista junto à FIFA. No ano do centenário palmeirense, a ata do Comitê Executivo da FIFA – único órgão da entidade com legitimidade para discutir o tema – foi enviada ao governo brasileiro destacando a “concordância com pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes”.

Confira a ata divulgada pela Fifa em 2014 reconhecendo a conquista.

Em comemoração aos 70 anos desse marco histórico, o Palmeiras promoveu uma série de produtos inéditos: a reimpressão da edição do dia seguinte do jornal A Gazeta Esportiva contando o grande feito, o lançamento de medalhas comemorativas e a disponibilização de uma camisa especial em referência ao uniforma da época.

A edição do jornal A Gazeta Esportiva, que estampou na capa a foto do elenco alviverde e a manchete “Palmeiras Campeão do Mundo!”, foi reimpressa na íntegra, como uma verdadeira relíquia para colecionadores. A Casa da Moeda do Brasil lançou a Medalha Comemorativa em ouro ativo financeiro, prata, bronze e cuproníquel – a cerimônia de descaracterização do par de cunhos original da medalha, foi realizada na sede do clube. E a camisa, em parceria com a PUMA, apresentava o verde tradicional destacado por detalhes dourados nas mangas e gola, o escudo usado pelo Palmeiras na época e uma silhueta da taça no centro, além da bandeira do Brasil nas mangas.