João Minervino
05 de janeiro de 1939 a 29 de maio de 1939
06 de maio de 1940 a 31 de dezembro de 1940
João Minervino nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 25 de janeiro de 1891, e se formou advogado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1912. Foi diretor da Casa Bancária Minervino & Filhos e, como vice-presidente de Italo Adami, assumiu a presidência interina do Palestra Italia em dois momentos turbulentos na vida clube (ambas porque o titular precisou de licenciar), sempre solucionando delicados e complexos problemas com inteligência e discrição.
Palestrino de longa data, inclusive aclamado Sócio Grã-Benemérito, já havia ocupado a comissão de finanças e a comissão pró-estádio e havia sido vice também nas gestões de Dante Delmanto e Raphael Parisi. Em 1939, doou a construção da quadra de basquete do clube, batizada com seu nome até ser substituída pelo ginásio poliesportivo, e naquele mesmo ano, por motivos de viagem, entregou a presidência aos cuidados do segundo vice, Enrico De Martino. Na segunda passagem, foi o dirigente que conduziu a equipe ao título paulista de 1940, o primeiro no recém-inaugurado estádio do Pacaembu, após goelada por 4 a 1 sobre o São Paulo na rodada decisiva.
Antes do Palestra, João e seu irmão Mario eram militantes e jogadores da Associação Atlética das Palmeiras, clube que extinguiu o futebol profissional no início dos anos 1930 e que deu origem à atual nomenclatura da Sociedade Esportiva Palmeiras – a escolha do nome que substituiria o Palestra, em setembro de 1942, deu-se muito pela sugestão e influência dos irmãos Minervino.
Em Araraquara (SP), o legado da família foi a doação de um terreno de 3 mil m² após a perda do irmão mais velho de João, o dr. Paschoal Minervino, na epidemia da gripe espanhola em 1918. No local, em 1929, foi construída a Maternidade Gota de Leite, hospital referência na região. A casa de saúde foi desativada em 2005 por falta de recursos financeiros e reativada em 2012.