Julinho Botelho tem sua biografia lançada no bairro da Penha

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

O escritor Luciano Ubirajara Nassar lançou nesse sábado (6) o livro “Julinho Botelho, um herói brasileiro”, pela editora Expressão, que conta a trajetória esportiva desse grande craque da história da Sociedade Esportiva Palmeiras e do futebol brasileiro.

O evento aconteceu no Colégio Júlio Botelho no bairro da Penha, num clima de muita festa e alegria. “O futebol brasileiro eterniza mais um de seus heróis”, disse Nassar.

Luis Carlos Botelho, filho de Julinho, vê com muita felicidade essa obra. “Agora, a história dele está registrada para sempre num livro. O Julinho era um ídolo de todas as torcidas”, falou, que pretende manter um acervo permanente com toda a vida de Julinho Botelho, até o fim de 2011, no próprio colégio da família.

Mário Américo Netto, diretor da Portuguesa de Desportos e neto do grande massagista Mário Américo, também esteve presente. “Julinho foi um dos maiores jogadores. Um grande campeão e um exemplo para as futuras gerações”, lembra.

Ex-companheiros de Julinho, prestigiaram o lançamento. O goleiro Chicão, que defendeu o Palmeiras no fim dos anos 60, foi treinado por Julinho. “Ele era um paizão. Trabalhava como auxiliar do Filpo Nuñez e treinava os goleiros. Tinha um jogo fortíssimo”, se recorda.

O ex-goleiro do Juventus da Mooca, José Pezzolato, mais conhecido como Nenê, fala da emoção de ter atuado com Julinho. “É indescrítivel poder ter jogado numa época de grandes jogadores”, citou. Dionizio Viel, o popular Mexicano que atuou no Palmeiras nos anos 50, também falou da genialidade do ponta-direita. “Ele era uma excepcional jogador. Um dos mais versáteis da sua posição”, comenta.

Julinho defendeu ao longo da carreira o Clube Atlético Juventus, Portuguesa de Desportos, Fiorentina-ITA e Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de atuar pela seleção paulista e brasileira.

Nassar é professor de história, geografia e filosofia, radialista e escritor das seguintes obras: Os melhores jogadores do futebol do Brasil, Enéas um Gênio Esquecido e A saga das Mãos, biografia de João Carlos Martins.