Escudos

Camisas

1915

Foi o primeiro distintivo utilizado na camisa do clube. As letras arcaicas “P” e “I”, nas cores brancas, estampavam o lado esquerdo do peito do uniforme verde do Palestra Italia. Foi utilizado no primeiro jogo da equipe (Palestra Italia 2 x 0 Savoia, em Votorantim, no dia 24 de janeiro de 1915).

1916

Para a disputa do Campeonato Paulista de 1916, a diretoria palestrina decidiu importar da Itália um jogo de camisa com o escudo da Cruz de Savoia, símbolo da Casa Real Italiana. O distintivo foi utilizado no primeiro jogo oficial do Palestra Italia (empate por 1 a 1 com o Mackenzie, no dia 13 de maio).

1917

O contorno da Cruz de Savoia permaneceu, mas o desenho interno trouxe de volta as letras “P” e “I”, desta vez inseridas em um fundo verde.

1918

Em novo distintivo, o formato da Cruz de Savoia permaneceu, mas ganhou contorno na cor vermelha e preenchimento branco. No centro, as letras "P" e "I" entrecortando-se mudaram para a cor verde.

1919

O formato do distintivo passou a ser circular, orlado de vermelho em um fundo branco. No centro, as letras "P" (na cor verde) e "I" (em vermelho) entrecortando-se. Foi o escudo utilizado no primeiro título palestrino (Campeonato Paulista de 1920).

1928

Com o mesmo formato circular, mudou-se apenas a disposição das cores – orlado de verde num fundo branco. No centro, as letras "P" e "I" passaram a aparecer ambas em vermelho.

1937

Com o mesmo formato circular, nova mudança na disposição das cores – desta vez, orlado de branco num fundo verde. No centro, as letras "P" e "I", ambas em vermelho, entrecortando-se.

1942

Retirou-se o vermelho e a letra “I” do escudo, ficando apenas o verde e o branco, com a letra "P" no centro. Foi o primeiro escudo na camisa do Palmeiras após a mudança de nome.

1959

O distintivo sofreu grande alteração. Na circunferência menor, de fundo branco, foi recolocado o contorno da Cruz de Savoia, preenchido por 26 linhas alusivas ao dia de fundação do clube e com o tradicional “P” inserido no meio. Na circunferência maior, de fundo verde, apareceu a inscrição “Palmeiras” em branco e as oito estrelas, que fazem referência ao mês de fundação do Palestra. É o símbolo usado até hoje na camisa do Palmeiras.

Institucional

1914 - Palestra Italia

Elaborado nos primeiros anos de vida do clube, era o símbolo institucional utilizado em impressos, carteiras sociais e na bandeira oficial. Na circunferência menor, de fundo branco, havia o contorno da Cruz de Savoia preenchido na cor verde com o “P” e o “I” arcaicos inseridos no meio, em amarelo. Acima, a inscrição “Palestra” em amarelo. Na circunferência maior, de fundo vermelho, a inscrição “Italia”, em amarelo.

1942 - Palestra de São Paulo

Símbolo provisório utilizado no período da mudança de nome. O centro da circunferência menor foi descolocado para baixo, com o contorno da Cruz de Savoia preenchido de verde com o “P” inserido em amarelo e, fora do contorno, a inscrição “De S. Paulo” também em amarelo. Na circunferência maior, de fundo verde, havia estrelas em amarelo e a inscrição “Palestra” também em amarelo.

1942 - Palmeiras

É o atual símbolo institucional e de camisa do clube. Na circunferência menor, de fundo branco, reapareceu o contorno da Cruz de Savoia, preenchido por 26 linhas alusivas ao dia de fundação do clube e com o tradicional “P” inserido no meio. Na circunferência maior, de fundo verde, apareceu a inscrição “Palmeiras” em branco e, também em branco, oito estrelas, que fazem referência ao mês de fundação do Palestra.
Desenvolvido por Foursys