Campeonato Paulista – 1920

Após anos de desenvolvimento, taças de menor expressão e dois vice-campeonatos paulistas, o jovem Palestra Italia conquistou em 1920 seu primeiro título de grande importância. E o melhor: ganhou do fortíssimo time do Paulistano, que dominava o futebol à época (vinha de três troféus estaduais consecutivos) e contava com o grande craque Arthur Friedenreich. Fundado em 1914, o Alviverde jogou amistosos e participou de pequenos torneios até 1916, quando participou de seu primeiro Paulistão. Ficando em segundo lugar nas edições de 1917 e 1919, finalmente conquistou a disputa em 1920 de forma épica, mediante a um emocionante jogo extra.

O torneio contou com nove equipes que se enfrentaram no sistema de pontos corridos, em turno e returno. Os palestrinos tiveram campanha de destaque, vencendo seus oito primeiros compromissos, incluindo grandes goleadas como os 7 a 0 diante do combinado Mackenzie-Portuguesa e um massacrante 11 a 0 no Internacional da capital, garantindo a liderança até a rodada derradeira. No último jogo, bastava um empate em casa para o time do artilheiro Heitor garantir o troféu, porém Friedenreich adiou o sonho dos italianos – marcou o gol da vitória para o Paulistano, que, com o triunfo, igualou o número de pontos do Verdão e forçou uma partida de desempate em campo neutro.

Marcado para o estádio Chácara da Floresta, o Palestra teve a dura missão de vencer a tradição do já heptacampeão paulista. Sem gols nos 45 minutos iniciais, o atacante Martinelli inaugurou o placar para o Alviverde logo no início do segundo tempo, mas a alegria durou pouco, pois Mário Andrade logo igualou. Mateus Forte, conhecido também como Forte II, ganhou vaga no time titular justamente para atuar neste confronto extra e foi decisivo – a poucos minutos do fim, marcou o tento que garantiu o primeiro Campeonato Paulista da história do clube.

Campanha:
Jogos: 17 (13 vitórias, 2 empates e 2 derrotas)
Gols marcados: 56
Gols sofridos: 10

Jogo decisivo:
Palestra Italia 2×1 Paulistano
Campeonato Paulista de 1920 (Jogo desempate)
19/12/1920
Estádio: Chácara da Floresta. São Paulo-SP
Juiz: Herman Friese (SP)
Palestra Italia: Primo; Bianco e Oscar; Bertolini, Picagli e Severino; Ministro, Mateus Forte, Heitor, Federici e Martinelli. Técnico: Giuseppe Roberti e Frediano De Lucca.
Paulistano: Arnaldo; Guarany e Carlito; Sérgio, Zito e Mariano; Agnello, Mário Andrade, Friedenreich, Cassiano e Carneiro Leão.
Gols: Martinelli (5’ do 2ºT-PAL), Mário Andrade (14’ do 2ºT-PAU) e Mateus Forte (29’ do 2ºT-PAL).