Campeonato Paulista – 1927

Embalado pela conquista do Paulista de 1926, o Palestra Italia repetiu o feito na temporada seguinte e sagrou-se, pela primeira vez em sua história, bicampeão estadual. A vitória que garantiu o troféu ocorreu em plena Vila Belmiro e diante de um dos melhores times que o Santos já montou – liderado por Araken Patusca e Feitiço, o ataque santista marcou 100 gols em 16 jogos, atingindo uma impressionante média de 6,25 tentos por partida. Mas nem esse poderio ofensivo foi capaz de superar a combinação entre a defesa comandada por Bianco e o ataque chefiado por Heitor.

O campeonato novamente teve duas ligas, uma favorável à profissionalização do esporte (APEA) e outra defensora da manutenção dos ideais amadores (LAF). Como na edição passada, o Palestra optou por disputar a primeira delas, composta por 14 equipes que se enfrentaram em turno único, sendo que as quatro mais bem classificadas avançaram para um quadrangular final, também disputado apenas em jogos de ida.

O Alviverde terminou a primeira etapa do torneio de maneira invicta e na liderança da classificação – apenas um empate e 12 triunfos, incluindo grandes goleadas frente ao Primeiro de Maio (9×0), ao Barra Funda (8×0) e ao Corinthians de São Bernardo (11×2). Já na reta decisiva do certame, o Verdão venceu o Guarani e visitou o Santos na penúltima rodada, precisando de uma vitória para ficar com o título. Nem o talento de Araken, artilheiro desta edição, conseguiu tirar a taça das mãos dos italianos – Tedesco, Lara e Perillo marcaram para os palestrinos; Siriri e Camarão descontaram.

Campanha:
Jogos: 16 (14 vitórias, 1 empate e 1 derrota)
Gols marcados: 89
Gols sofridos: 22

Jogo decisivo:
Palestra Italia 3×2 Santos
Campeonato Paulista de 1927 (Quadrangular Final – 3ª rodada)
04/03/1928
Estádio Vila Belmiro. Santos-SP
Público: 15.000
Juiz: Anthero Molinaro (SP)
Palestra Italia: Perth; Bianco e Miguel; Xingo, Goliardo e Serafini; Tedesco, Heitor, Armandinho, Lara e Perillo. Técnico: Joaquim Almeida (Bororó).
Santos: Athiê; Bilu e Meira; Hugo, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Siriri, Araken Patusca e Evangelista.
Gols: Siriri (2’ do 1ºT-SAN), Tedesco (15’ do 1ºT-PAL), Lara (12’ do 2ºT-PAL), Perillo (21’ do 2ºT-PAL) e Camarão (30’ do 2ºT-SAN).