Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras enfrenta o Serra nesta quarta-feira (07), às 15h, no estádio Roberto Siqueira Costa (Robertão), na cidade capixaba de Serra-ES, pela primeira fase da Copa do Brasil da categoria. O confronto terá transmissão da CBF TV (MyCujoo) e também será disponibilizado na página inicial do site do Palmeiras.

Atual campeão da competição, o Verdão busca o bicampeonato para se isolar como #MaiorCampeãoDoBrasil também na base. Ao todo, o Centro de Formação de Atletas palmeirense tem, ao lado do São Paulo, cinco conquistas nacionais: Copa do Brasil Sub-17 (2017 e 2019), Supercopa Sub-17 (2019), Copa do Brasil Sub-20 (2019) e Brasileiro Sub-20 (2018).

Anibal, com a camisa 9, marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 contra o Cruzeiro, no Allianz Parque, que abriu caminho para o título alviverde na Copa do Brasil de 2019 (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras se sagrou vencedor da edição de 2019 ao passar por Galvez-AC (1ª fase), Coritiba (2ª fase), Grêmio (quartas), Vasco (semifinal) e Cruzeiro (final). Na decisão, vitória por 2 a 1 no Allianz Parque (gols de Anibal e Airton) e revés por 4 a 3, no Independência (gols de Patrick de Paula, Anibal e Alan). Nos pênaltis, triunfo palestrino por 4 a 1.

No jogo do título palmeirense, alguns atletas do elenco atual estiveram entre os relacionados: os goleiros Leandro e Lucas Bergantin, o zagueiro Helder e os atacantes Fabricio e Anibal – este último com dois gols nas duas partidas finais e quatro no total. Para o paraguaio, o Verdão tem de iniciar o torneio novamente pensando no título.

“Foi um momento inesquecível para mim e para toda a equipe não só pelos gols, mas também por todo o trabalho feito ao longo da competição. Fizemos um grande campeonato e merecíamos a conquista. É algo que ficará marcado para sempre na minha carreira e espero que possamos repetir a dose”, declarou o atacante alviverde.

A Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Além do torneio, o Palmeiras disputa simultaneamente o Campeonato Brasileiro Sub-20, competição na qual é vice-líder, com nove pontos somados (três vitórias, uma derrota, oito gols marcados e quatro sofridos).

A conquista entrou para o hall de títulos nacionais inéditos da base nos últimos anos (Foto: Fabio Menotti)