Departamento de Comunicação

O Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, visando o aperfeiçoamento no desenvolvimento de talentos, trouxe dois novos profissionais de peso para a comissão técnica do clube: Luciano Junior, coordenador da preparação de goleiros, e Jeremias Lopes, treinador específico de habilidades individuais.

Os profissionais participam diariamente das atividades das equipes Sub-17 e Sub-20 do Verdão (Foto: Lucas Zenatti/TV Palmeiras)

Com passagens por Vitória e Athletico-PR, clube no qual treinou por cinco anos o arqueiro Weverton, Luciano iniciou sua trajetória como preparador de goleiros em 1993. São mais de 28 anos de experiência treinando talentos debaixo das traves, profissão essa que teve como um dos precursores o ex-goleiro e ídolo palmeirense Valdir Joaquim de Morais.

“É uma grande honra fazer parte da Academia do Palmeiras. Tenho amigos que trabalham aqui há muito tempo, já acompanho os trabalhos e sei do potencial que o clube tem. Espero agregar valores, e com certeza haverá bastante aprendizado por conta dos profissionais de excelência que aqui trabalham”, declarou Luciano, que trabalhará no dia a dia ao lado dos preparadores de goleiros da base alviverde.

Luciano foi treinador de Weverton no Athletico-PR por cinco anos (Foto: Divulgação)

Jeremias, por sua vez, já teve experiências como atleta de campo tanto no Brasil (Inter de Limeira e União São João) quanto na Alemanha. Naturalizado alemão, fez parte da seleção de beach soccer do país em 2008 antes de migrar para a área técnica do futebol.

O novo contratado do Verdão tem Licença B da UEFA e Licença C da DFB (Federação Alemã de Futebol) para treinadores. Em solo germânico, realizou trabalhos em diversos clubes da Bundesliga (principal liga do país), com foco nas categorias de base. No clube alviverde, será responsável pelo desenvolvimento técnico individual das Crias da Academia.

“O meu trabalho aqui no Palmeiras passará pela moldagem dos atletas desde as categorias menores, para que cheguem já preparados individualmente aos times maiores. Já o trabalho com os mais velhos passa pelo refino dessa parte técnica. É dar a eles mais intimidade com a bola sem perder a essência do futebol brasileiro, que é o drible, a arte, o futebol de rua. Estou muito feliz com essa oportunidade e desafio”, disse Jeremias.

Um dos trabalhos de Jeremias na Europa foi realizado no Borussia Dortmund, um dos principais clubes da Alemanha (Foto: Divulgação)

Na visão de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras, a vinda dos profissionais trará uma melhora significativa no desenvolvimento dos atletas do CFA, já que ambos são bastante reconhecidos em suas atribuições.

“O Jeremias é muito reconhecido na Alemanha e já tinha feito um workshop conosco recentemente. Por conta deste trabalho específico, atuamos para especializar alguns profissionais nossos nessa parte de lapidação de talentos. A vinda dele, portanto, será um ‘upgrade’ para a comissão. E a coordenação da preparação de goleiros já é algo que existe há bastante tempo no futebol brasileiro, e o Luciano chegou a nós pela indiscutível capacidade de liderar a implantação deste projeto”, explicou João.

Por conta da pandemia da covid-19, os jogos da base alviverde foram suspensos no mês de março e estão programados para retornar no início de maio, com a disputa da Copa do Brasil Sub-20 e do Brasileiro Sub-17. Em cumprimento aos decretos governamentais e protocolos sanitários, somente estas categorias têm calendário ativo nesta temporada.

CONFIRA ABAIXO AS PALAVRAS DOS NOVOS PROFISSIONAIS DA BASE DO VERDÃO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: