Departamento de Comunicação

Foi no sufoco e na raça. O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0 na tarde deste domingo (20), no Allianz Parque, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, e garantiu lugar nas quartas de final da competição.

O golaço salvador foi marcado pelo atacante Daniel, de apenas 16 anos, que entrou no segundo tempo. O duelo também foi marcante para o goleiro Leandro, que teve atuação espetacular ao defender pelo menos quatro chances claríssimas de gol do adversário.

O oponente do Verdão nas quartas de final do Brasileiro Sub-20 será o Atlético-MG, que terminou a primeira fase na liderança. Os duelos estão previstos para os dias 27 de dezembro, com mando alviverde, e 30 de dezembro, em Belo Horizonte-MG – as datas podem ser modificadas pela CBF. O Alviverde encerrou a classificatória com 30 pontos e 10 vitórias, em oitavo lugar.

O plantel Sub-20 já tem outra decisão nesta segunda-feira (21), às 15h, contra o Audax, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco-SP, pelas semifinais do Campeonato Paulista. Quem vencer, enfrenta o Corinthians na decisão do título.

Daniel, quase sem ângulo, fez o gol que garantiu a classificação do Verdão (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O Palmeiras começou melhor na partida e teve suas principais chances pelas pontas do gramado. Os laterais Vanderlan e Thiago e os pontas Pedro Acácio Marcelinho, que colocou uma bola na trave, foram bastante acionados.

Já o Botafogo apostou nos contra-ataques e quase abriu o placar duas vezes nos minutos finais do período. Navarro e Ênio ficaram cara a cara com Leandro, que protagonizou duas defesas milagrosas para o Verdão.

No segundo tempo, muita água no Allianz Parque. A chuva veio forte, e a pressão alviverde em busca do gol seguiu. No entanto, o Botafogo continuou a apostar na mesma arma do primeiro tempo e quase marcou, mas Leandro, em dia iluminado, fez mais um milagre.

A grande atuação do goleiro alviverde foi, enfim, compensada no ataque. Aos 24, Daniel recebeu bola em profundidade na esquerda, tirou o defensor para dançar e, quase sem ângulo, acertou lindo chute no gol defendido por Andrew para abrir o placar para o Verdão. Um golaço!

Os minutos após o gol palestrino foram dramáticos. Kevin, mesmo machucado após uma dividida com o defensor adversário, foi guerreiro e permaneceu em campo, já que as substituições haviam se esgotado. Leandro, em partida memorável, livrou o Verdão de sofrer gols em mais três oportunidades perigosas. Após sete minutos de acréscimos, o Alviverde, enfim, pôde comemorar a vaga nas quartas de final do Brasileiro Sub-20.

O Alviverde busca seu segundo título do Brasileiro Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-20: Leandro; Thiago (Ramon Rocha), Jhow, Helder e Vanderlan; Gabriel Góes (Caio Cunha), Vitinho e Giovani (Daniel); Pedro Acácio (Vitor Hugo), Marcelinho e Fabricio (Kevin). Técnico: Wesley Carvalho.