Departamento de Comunicação

Gabriel Menino e Wesley, autor de um dos gols do Palmeiras na vitória por 3 a 1 nesta noite, diante do Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil (os outros foram de Raphael Veiga e Luiz Adriano), atuaram pelo time alviverde na noite desta quinta-feira (29). Com isso, o Palmeiras ampliou o número de partidas disputadas por Pratas da Casa que jogaram pelo time em 2020 – ou seja, jogadores oriundos de suas categorias de base.

Alçados ao elenco profissional no início deste ano, tanto Menino quanto Wesley fazem parte de uma lista cuja soma de partidas de todos os jogadores que passaram pela base do Palmeiras e que estrearam na atual temporada totaliza 104 duelos – lista essa que não computa nomes como, por exemplo, os de Victor Luis, que já deixou o Palmeiras mas atuou neste ano (subiu à equipe principal em 2014), e nem os de Gabriel Veron e Lucas Esteves, pois estes debutaram em 2019.

Portanto, com este número (104 jogos de Crias da Academia), o Palmeiras de 2020 superou as partidas de 2010, em que, juntos, alguns Pratas da Casa à época somaram 103 partidas. São eles: Gualberto, Daniel, João Arthur, Gabriel Silva, Anselmo, Vinícius, Patrik, Luis Felipe, Jean, Bruno Turco e Fernando.

Já os responsáveis pela marca atual – ou seja, palmeirenses da base que estrearam no time de cima em 2020 –, cujos jogos somados construiu este novo recorde, pela ordem de estreia, são: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan (hoje emprestado ao Guarani), Angulo (emprestado ao Cruzeiro), Gabriel Silva, Danilo e Renan.

Já se for considerar o número total de jogos de atletas da base em 2020, independentemente do ano de estreia, o número salta de 104 para 136 duelos de Crias da Academia; esta lista, sim, inclui os nomes de Victor Luís, Gabriel Veron, Lucas Esteves e até o do zagueiro Pedrão.

Ainda assim, entretanto, os 136 jogos da atual temporada por parte de atletas da base que estrearam na equipe profissional em qualquer ano pelo clube estão bem atrás do ano recordista desse século: 2006, com incríveis 267 jogos de oriundos. São eles: Marcos, Diego Cavalieri, Sérgio, Alceu, Reinaldo, Claudio, Thiago Gomes, Michael, Roger, Wendel, Ilsinho, Francis, Willian e Vinicius.

WESLEY: AUTOR DE UM DOS GOLS DA VITÓRIA E LÍDER EM DRIBLES DO TIME EM 2020

Autor do segundo gol do Palmeiras nesta noite, em jogada que contou com lançamento açucarado de Felipe Melo, hoje volante, Wesley foi utilizado em 15 dos últimos 18 confrontos do Verdão (só não atuou diante do Bolívar-BOL em La Paz e contra Flamengo e Coritiba) e, neste período, atingiu sua primeira sequência de titularidade contra RB Bragantino, Corinthians e Sport e a segunda, de quatro partidas, seu recorde pelo clube, contra Bolívar-BOL (quando anotou seu primeiro gol e ainda concedeu duas assistências, sendo eleito o craque do jogo pela organização), Ceará (construindo toda a jogada que culminou no gol de Raphael Veiga), Botafogo (dando o passe para Willian fazer o único gol alviverde no jogo) e São Paulo.

Mesmo com poucas atuações no ano (21), comparado a nomes como Luiz Adriano (34 jogos) e Willian (42), ele é um dos líderes em assistências em 2020, com seis passes a gol, ao lado de Gabriel Menino, além de ter entrado em campo, antes de a bola rolar, como líder entre os dribladores palmeirenses na temporada com 24 fintas completas, logo à frente de Zé Rafael, com 23, e é o quinto atleta que mais acerta a meta adversária com 17 finalizações certas, ao lado de Raphael Veiga e atrás só de Lucas Lima (18), Rony (20), Luiz Adriano (26) e Willian (30).

GABRIEL MENINO: CRIA DA ACADEMIA COM MAIS JOGOS E UM DOS LÍDERES EM ASSISTÊNCIAS NO ANO

Convocado novamente na última sexta-feira (23) para defender a Seleção Brasileira, assim como o goleiro Weverton, nas próximas duas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 – cujos jogos acontecem no início de novembro –, Gabriel Menino é a cria da Academia com mais jogos neste ano: 34, contra 30 de Patrick de Paula. Além disso, neste segundo semestre, o jovem de 20 anos chegou a emplacar uma sequência de 17 partidas de titularidade, também a maior de um Prata da Casa em 2020.

Menino tem a polivalência como característica, tanto que já foi utilizado em todas as posições do meio-campo e como lateral-direito – inclusive, foi escalado na ala na última quarta-feira (21), contra o Tigre-ARG, e no domingo (25), contra o Atlético-GO, e registrou uma assistência em cada partida, passando a ser um dos garçons do Verdão na temporada ao lado de Wesley, com seis passes a gol cada um, seguidos de Viña, com cinco.