Departamento de Comunicação

Com decisão de Libertadores marcada para daqui a seis dias (30/01), quando enfrenta o Santos no Maracanã, o Palmeiras foi a campo com time alternativo à Fortaleza no revés contra o Ceará por 2 a 1 pela 32ª rodada do Brasileirão. O técnico Abel Ferreira mandou a campo: Jailson; Mayke, Alan Empereur, Gustavo Gómez (este, estava machucado e retornou hoje) e Gustavo Scarpa (nesta tarde, escalado como lateral-esquerdo); Emerson Santos (hoje volante), Patrick de Paula e Lucas Lima; Breno Lopes, Gabriel Silva e Gabriel Veron.

Desta forma, nota-se a forte presença de jogadores oriundos da base no duelo frente o Vozão: o meio-campista Patrick de Paula e os atacantes Gabriel Veron e Gabriel Silva estavam no time titular. Além disso, ainda entraram no decorrer do jogo o lateral Lucas Esteves e os atacantes Pedro Acácio e Fabrício. Assim sendo, um total de seis Crias da Academia atuaram no duelo deste domingo.

A última vez em que o Verdão utilizou tantos jogadores da base em uma mesma partida assim, aliás, foi no último dia 09, vitória contra o Sport fora de casa por 1 a 0. Na ocasião, foram a campo cinco jogadores da base: Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Veron e Lucas Esteves (estes dois últimos, titulares, enquanto os três primeiros entraram no decorrer do duelo).

Ao todo, considerando também os atletas que estão efetivados no plantel principal, 12 Crias da Academia estrearam pelo Palmeiras na temporada atual. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula (42 jogos na temporada atual), Gabriel Menino (54), Wesley (23), Alanzinho (dois), Angulo (hoje emprestado ao Botafogo, com um jogo), Gabriel Silva (15), Danilo (29), Renan (seis), Aníbal (um), Marcelinho (dois), Fabrício (dois) e Pedro Acácio (três). Juntos, eles somam 179 jogos e fizeram da temporada atual a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de 11 pratas da casa debutantes em 2010, ano em que atuaram os estreantes Vinícius (19 vezes), Patrik (22), Luis Felipe (cinco vezes), Jean (três), Bruno Turco (duas vezes), Fernando (três), Daniel (quatro), João Arthur (sete), Gabriel Silva (29), Anselmo, (duas vezes), Gualberto (sete) e Miguel (três).

No banco de reservas, o Palmeiras contou com outras Crias da Academia: os goleiros Mateus e Vinicius Silvestre, o zagueiro Renan, os volantes Ramon Cesar, Caio Cunha e Pedro Bicalho (os dois últimos, relacionados para um jogo do time principal pela primeira vez), e o atacante Marcelinho.

A VOLTA DO PITBULL

O duelo marcou ainda o retorno de Felipe Melo, que estava sem atuar desde 08/11/2020, portanto, há quase três meses, quando sofreu fratura no tornozelo esquerdo e precisou passar por cirurgia, lesão que aconteceu durante a vitória sobre o Vasco por 1 a 0, no Estádio São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 30 entrou no intervalo do duelo, no lugar de Patrick de Paula: foi a primeira alteração do técnico Abel Ferreira na partida.

Felipe Melo estava sem atuar desde o dia 08 de novembro de 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Recuperado de lesão, ele retornou ao time na última segunda-feira (18), no clássico por 4 a 0 diante do Corinthians após ter sido relacionado para o banco de reservas (mas não entrou em campo) e, apesar do tempo longe dos gramados, segue como o atleta que mais vezes vestiu a braçadeira de capitão na temporada: foram 29 vezes iniciando uma partida com o adereço de autoridade máxima em seu braço, seguido de Gustavo Gómez, com 17.

Recuado para a zaga no início de 2020, o camisa 30, no último compromisso do Verdão atuou, quando se lesionou, havia sidovolante pela quarta vez na temporada (de forma consecutiva – mesma posição em que atuou na tarde deste domingo, contra o Ceará).

Como volante na temporada atual, logo no primeiro duelo em que voltou a atuar contra Red Bull Bragantino (pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil), no dia 29 de outubro, algumas partidas antes da lesão. Na oportunidade, o jogador já registrou sua primeira assistência no ano: lançamento para o gol de Wesley, o segundo na vitória por 3 a 1. E no duelo seguinte, frente o Atlético-MG, pelo Brasileiro, em 02 de novembro, também participou de um dos gols, após iniciar a jogada do primeiro tento da partida – foi dos pés dele que a bola encontrou Wesley que, em seguida, tocou para Zé Rafael, do meio-campo, ajeitar para a esquerda para o uruguaio Viña – este, por sua vez, concedeu a assistência ao camisa 23, que mergulhou de cabeça para abrir o placar.

Uma estatística do Pitbull, aliás, chama a atenção: apesar do tempo fora, ele iniciou a 32ª rodada no top 10 dentre jogadores do elenco que mais interceptam jogadas em 2020 (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho), com 17 ações, na oitava colocação, ao lado de Danilo, e atrás só de Zé Rafael (7º, com 18), Luan e Gustavo Gómez (empatados em 5º, com 20), Marcos Rocha (4º, com 21), Patrick de Paula (3º, com 25), Viña (2º, com 28) e Gabriel Menino (líder no quesito, com 30); Mayke e Raphael Veiga estão empatados em décimos, com 15.