Departamento de Comunicação

O Palmeiras empatou em 3 a 3 com o Cruzeiro na tarde deste sábado (12), no SESC Alterosas, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Os gols palestrinos foram marcados por Allan, duas vezes, e Wendell.

Com o empate, o Verdão se manteve na vice-liderança do Grupo A da competição, com 13 pontos somados (quatro vitórias, um empate e uma derrota). Além disso, a equipe alviverde tem o melhor ataque do torneio nacional, com 23 gols marcados.

Invicto há cinco rodadas, o time treinado por Artur Itiro volta a campo no próximo sábado (19), às 15h, contra o América-MG, no Allianz Parque, pela sétima rodada do Brasileiro Sub-17. O duelo terá transmissão da CBF TV (elevensports.com).

Assim como em 2020, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Daí em diante, a competição passa a ser disputada em mata-matas, com partidas de ida e volta até a final.

Nesta fase classificatória, o Verdão está no Grupo A, ao lado de Ceará, Grêmio, América-MG, Botafogo, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-GO, Bahia e do próprio Flamengo. Já o Grupo B reúne Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Sport, Chapecoense, Fortaleza, Internacional, Santos e Vasco.

Esta foi a segunda partida entre as equipes na história do Brasileiro Sub-17 (Foto: Carlos Santana/Portal da Base Brasil)

O jogo

Os donos da casa começaram pressionando e inauguraram o placar aos 18 minutos do primeiro tempo após desatenção da defesa alviverde. Como resposta, o Verdão apostava nas jogadas pelas pontas do ataque, e aos 38, após cruzamento de Giovani pela direita, a zaga cruzeirense rebateu mal para a grande área, e Allan apareceu para fintar o marcador e empatar o jogo para o Palmeiras em bela finalização.

Após marcar, o Palmeiras continuou em cima do adversário em busca da virada, mas viu o Cruzeiro passar à frente do marcador nos acréscimos. O técnico Artur Itiro, em busca do empate, realizou mudanças no retorno ao segundo tempo com a entrada do atacante Wendell.

Aos 12 minutos, em pancada de Giovani de fora da área, a bola bateu no travessão de Otávio. Na sobra, Allan, em posição legal e de cabeça, marcou pela segunda vez na partida e igualou novamente o placar. Seis minutos depois, o camisa 11 fez grande tabela com Wendell, que tocou na saída do arqueiro cruzeirense e virou o jogo para o Verdão.

A partida permaneceu disputada, com muita luta de ambos os lados. O Cruzeiro, no entanto, foi recompensado com um pênalti após a bola bater na mão do defensor alviverde dentro da área. Japa foi para a cobrança e deixou o duelo empatado pela terceira vez. Os donos da casa ainda tiveram chance claríssima de virar o marcador nos acréscimos do período, mas pararam no zagueiro Serafim, que tirou o gol quase que debaixo das traves.

Palmeiras Sub-17: Zé Henrique; Carlos Eduardo, Kauã Oliveira, Serafim e Robert Dias (Gabriel Vareta); Jean Carlos (Wendell), Jota e Luiz Freitas (Thalys); Allan, Kauan Santos (Endrick) e Giovani. Técnico: Artur Itiro

O Sub-17 do Verdão está invicto fora de casa pela competição nacional (Foto: Carlos Santana/Portal da Base Brasil)

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

10/05: Palmeiras 1 x 2 Flamengo – Allianz Parque
Gol: Jean Carlos

15/05: Botafogo 0 x 5 Palmeiras – CEFAT Niterói
Gols: Kauan Santos (2), Allan, Kauã Oliveira e David

19/05: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Allianz Parque
Gols: Thalys e Jean Carlos (2)

28/05: Ceará 1 x 5 Palmeiras – Cidade Vozão
Gols: Kauan Santos (2), Allan, Ewandro e Diogo (contra)

05/06: Palmeiras 6 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gols: Allan, Luiz Freitas, Jota, Giovani, Kauan Santos e Zuin

12/06: Cruzeiro 3 x 3 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Allan (2) e Wendell

19/06 – 15h: Palmeiras x América-MG – Allianz Parque (elevensports.com)
26/06 – Palmeiras x Grêmio*
03/07 – São Paulo x Palmeiras*

*partidas com datas a serem confirmadas pela CBF