Departamento de Comunicação

Único clube da elite do futebol brasileiro a disputar e ter chances de brigar por taças em três torneios diferentes na categoria Sub-20, o Palmeiras tem uma semana crucial nas competições atuais. A primeira “decisão” acontece nesta quinta-feira (17), às 17h, contra o Bahia, no Allianz Parque, em duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil Sub-20 – o Alviverde foi superado por 2 a 1 na ida.

O Verdão também aparece entre os quatro melhores do Campeonato Paulista Sub-20 e disputa um lugar na final contra o Audax no dia 21 de dezembro, em jogo único. Por fim, no Brasileiro Sub-20, a equipe só depende de si para ficar entre os oito classificados às quartas de final e tem duelo direto contra o Botafogo neste domingo (20), às 16h, em casa. O calendário da categoria teve início em 23 de setembro e, desde então, o Alviverde já disputou 32 jogos (média de uma partida a cada 2,5 dias).

Vale lembrar que diversos garotos com idade para atuar pelo Sub-20 alviverde servem ao Profissional desde janeiro e também após o retorno das atividades presenciais do futebol, em julho, obedecendo aos protocolos de segurança e saúde para prevenção à transmissão da covid-19. Essa filosofia foi iniciada ainda em 2019 e teve sua implantação intensificada em 2020.

Ao todo, entre permanentes e itinerantes, são 23 atletas: os goleiros Leandro e Mateus, os laterais Lucas Esteves, Vanderlan, Quiñonez, Ramon Rocha e Garcia, os zagueiros Renan, Henri e Helder, os meio-campistas Danilo, Gabriel Menino, Vitinho, Juninho, Ramon Cesar e Alan e os atacantes Gabriel Veron, Gabriel Silva, Anibal, Pedro Acácio, Marino, Marcelinho e Fabricio.

Os atacantes Gabriel Silva e Gabriel Veron, nascidos em 2002, têm atuado com frequência no time principal (Foto: Cesar Greco)

A utilização dos juniores no elenco principal fez com que o Sub-20 optasse por integrar garotos de categorias juvenis (Sub-16 e Sub-17) e até infantis (Sub-15). São eles o goleiro Kaique, os zagueiros Jhow, Talisca, Michel, Ruan Santos e Gabriel Vareta (Sub-15), os laterais Thiago, Ian e Robert Dias (Sub-16), os meio-campistas Pedro Lima. Miguel e Luiz Freitas (Sub-16) e os atacantes Giovani (Sub-16), Daniel Silva (Sub-16), Kevin, Vitor Hugo e Ruan Ribeiro.

“Nosso primeiro pilar no Centro de Formação de Atletas é a revelação de talentos para a equipe profissional, e ver tantos nomes lá em cima nos enche de orgulho. Ainda assim, mostramos também que nosso elenco na base é bastante qualificado nas categorias mais jovens, que supriram o Sub-20 e ajudaram a manter o Palmeiras vivo em todas as competições de base que disputa na categoria”, declarou João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do clube.

Todos os duelos decisivos do Sub-20 do Verdão serão transmitidos. O duelo de quinta-feira (17) com o Bahia, pela Copa do Brasil, será exibido por SporTV e CBF TV. Já o de domingo (20), contra o Botafogo, somente pela CBF TV. Na segunda-feira (21), a maratona de decisões é encerrada diante do Audax, pela semifinal do Paulista, com transmissão da FPF TV.

No último domingo (13), o Verdão venceu o América-MG por 2 a 0, fora de casa, e entrou no G8 do Brasileiro Sub-20 (Foto: Pedro Vale)