Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Alana conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio de JaneiroPrincipal paratleta feminina brasileira em 2017, Alana Maldonado defenderá as cores do Palmeiras nos tatames nesta temporada. Destaque nas competições internacionais desde 2015, a judoca vem em ascensão meteórica na carreira e, com apenas 22 anos, soma grandes conquistas, como a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e os ouros na Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e no Open 2018, na Alemanha (todos na categoria 70kg).

Fã das artes marciais desde o berço, Alana iniciou a carreira no judô aos quatro anos, sob forte influência da família e principalmente dos avós. No entanto, aos 14, a atleta descobriu que era portadora da doença de Stargardt, causadora de perda progressiva da visão. Ela tem atualmente 20% desta capacidade e precisou tomar importantes decisões para continuar no esporte.

“Foi um momento muito difícil para mim e para minha família, pois, além da aceitação, eles não sabiam o que fazer para me ajudar. Fiquei um ano afastada de tudo para me entender e, a partir de então, planejei o que seria e faria dali para a frente. Muitas perguntas vêm à cabeça neste momento, mas decidi voltar ao judô. Superei as adversidades, consegui me adaptar muito bem e hoje estou aqui no Palmeiras”, disse.

Na época em que descobriu a doença, a atleta estava na faixa marrom de judô. Hoje na preta, ela é referência para os demais judocas e senseis palestrinos. Um deles, Denilson Lourenço, treinador de Alana na Seleção Brasileira Paralímpica desde 2015 e elemento fundamental no sucesso de sua carreira.

“Eu conheci o Denilson em 2015 quando foi para Tupã, minha cidade, observar treinos. Desde então passamos a treinar juntos e nossos estilos de luta são parecidos, desde o combate até a parte psicológica. Ele me conhece muito bem, pois sabe como gosto de lutar, quando estou nervosa, confiante, e foi muito importante para mim nestas últimas conquistas”, destacou.

Divulgação_Alexandre Gaspar, diretor do judô, Alana e Denilson Lourenço (esq. para a dir.) no primeiro treino da atleta no clube

Vinculada à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e à Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI), ela disputará pelo Verdão competições paradesportivas e regulares (olímpicas). Além de rasgar elogios ao judô palestrino, Alana credita sua chegada ao clube a Denilson e tem como grande sonho na carreira ser medalhista de ouro nas Paralimpíadas.

“Desde o ano passado nós planejamos uma rotina de treinos e competições no regular para somar ao paralímpico. Propus esse desafio a mim mesma, e o Palmeiras me abraçou. O sensei Denilson e os diretores abriram as portas para mim, pois cheguei para somar”, finalizou.

O próximo desafio de Alana Maldonado pela Seleção será na Copa do Mundo em Antalya, Turquia, no mês de abril. A temporada terá ainda a disputa do Campeonato das Américas IBSA, de 17 a 23 de maio, no Canadá, e o Campeonato Mundial, em novembro, na cidade de Lisboa, em Portugal.