Departamento de Comunicação

Apesar do revés sofrido nos minutos finais para o Coritiba na noite desta quarta-feira (17), o Palmeiras teve como destaque em sua partida o goleiro Vinicius Silvestre, que atuou pela primeira vez desde quando ele estreou pelo time, no Brasileirão de 2016, campanha da qual o Verdão conquistou o título – foi o eneacampeonato (em 2018, veio o deca). O jogador fez boas defesas diante do Coxa nesta noite, incluindo uma falta venenosa de Robson, por cima da barreira.

“Estou há bastante tempo no clube. Estou muito feliz por voltar a atuar aqui no Palmeiras. Existem dois grandes goleiros aqui que admiro bastante, não tenho o que falar a respeito, e admiro muito os dois. Trocaria tudo pela vitória. Mas o grupo está concentrado e vamos procurar fazer um bom jogo na próxima partida. A gente se cobra muito no dia a dia. Procurar se superar e evoluir a nossa performance”, declarou o goleiro do Palmeiras, que normalmente acompanha Jailson no banco de reservas quando Weverton atua, mas que, neste noite, foi titular da equipe e agradou com sua atuação.

Ao todo, esta foi a segunda partida de Vinicius no Verdão: o guarda-redes está há 15 anos no clube e passou por todas as categorias de base. Ele é quem tem mais tempo de casa entre todos do atual elenco. Natural de Guarulhos-SP, o goleiro chegou ao Palestra Italia em 2006 e, além de diversas convocações para a Seleção Brasileira Sub-15, ficou conhecido por defesas de penalidades importantes em sua passagem pelas categorias de base do clube. Subiu para o elenco principal no fim de 2013 e estreou em 2016, na campanha do eneacampeonato brasileiro, suprindo as ausências de Fernando Prass e Jailson na partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

Após ganhar experiência em empréstimos para Ponte Preta e CRB, clube pelo qual atuou em 12 rodadas da Série B de 2019, Vinicius voltou ao Palmeiras na temporada 2020 e entrou definitivamente para a história ao fazer parte do grupo que conquistou os títulos do Campeonato Paulista e da Conmebol Libertadores.

Dos atuais goleiros do Palmeiras no time profissional, Vinicius Silvestre é o único oriundo da base. Portanto, o jogador tem a chance de fazer história e um dia, igualar o patamar de gigantes, como Oberdan Cattani, Valdir de Morais, Sérgio, Velloso, Marcos e, por último, Diego Cavalieri, mantendo a sina da tradicional academia de goleiros do Alviverde.