Departamento de Comunicação

O Palmeiras venceu o Bahia por 3 a 2 pelo Brasileirão com gol de Breno Lopes já nos acréscimos na noite deste domingo, no Allianz Parque, após sair na frente por 1 a 0, sofrer virada para 2 a 1 e ter ido buscar o resultado na reta final da partida. Além do gol de Breno Lopes, que fechou a contagem, o Verdão contou com outros dois protagonistas: Gustavo Scarpa, autor do primeiro gol (de falta) e das assistências para os dois gols seguintes do Verdão (consolidando ótimos números na temporada), e Raphael Veiga, autor do segundo gol, que, com a bola na rede, chegou a 32 tentos no total pelo clube, entrando no top 10 de jogadores que mais balançaram as redes adversárias no Século XXI.

Com as duas assistências nesta noite, o meio-campista Gustavo Scarpa chegou à marca de 31 assistências desde que está no Verdão, sendo o maior garçom do atual elenco, seguido de Willian (25), Lucas Lima (22) e Marcos Rocha (21).

O número de assistências de Scarpa passa a surpreender ainda mais levando em conta que, na metade da temporada 2021, ele já soma 14 assistências – ou seja, quase metade de seu total de passes a gol desde que está no Verdão (que são 31 ao todo). Com as 14 assistências de 2021, ele já é o líder isolado do time (foram 6 pelo Paulista, 6 pelo Brasileiro e outras duas pela Libertadores).

Já em relação aos gols, Scarpa chegou à sua quinta bola na rede na temporada atual, sendo o segundo gol de falta (o outro havia sido feito contra o Defensa y Justicia pela Recopa Sul-Americana). Neste quesito, levando em conta os artilheiros do atual elenco, ele tem um total de 28 bolas na rede com a de hoje (em 146 jogos), atrás só de Luiz Adriano (30), Raphael Veiga (32) e Willian (64).

O fato de ter acumulado muitas assistências recentemente e, às vezes marcar gols, faz ainda do jogador de 27 anos o líder do time em participação em gol na temporada – ou seja, gols e assistências somados -, com 19 ações (cinco gols e 14 assistências), seguido por Rony (oito gols e duas assistências) e Willian (oito gols e duas assistências), com dez, e Raphael Veiga (sete gols e duas assistências), com nove.

A bola não entra por acaso. Uma estatística reforça o motivo de o jogador chegar às redes sempre que tem a oportunidade: de acordo com dados do Footstats, Scarpa é o vice-líder do time em finalizações certas nesta temporada: 23, atrás apenas de Rony, com 26.

A pontaria também chama a atenção. Dos três últimos gols de falta do Verdão, aliás, todos foram marcados por Gustavo Scarpa: além do desta noite (Bahia) e do anterior (Defensa y Justicia-ARG), ele também fez o gol de falta do dia 14 de fevereiro deste ano (porém, válido pelo Brasileiro de 2020), no triunfo por 3 a 0 sobre o Fortaleza, no Allianz Parque.

E não acaba por aí. O meia vem se destacando pela assiduidade. Jogador com mais partidas pelo clube em 2021 (43 no total, seguido por Raphael Veiga, com 36), levando em conta inclusive jogos de 2020 disputados entre janeiro e março de 2021, Gustavo Scarpa também é quem tem mais partidas apenas na temporada atual (ou seja, jogos de competições referentes a 2021): são 28 no total, seguido por Wesley, com 24.

Dentre os jogadores de linha, Scarpa é quem por mais minutos esteve em campo pelo clube em 2021: 2.758, seguido por Rony, com 2.454, e atrás apenas do goleiro Weverton, com 2.942 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março deste ano, além de ser o jogador do elenco com mais minutos em campo pelo clube nesta temporada (ou seja, jogos referentes apenas às competições de 2021): 2008, seguido por Renan, com 1.830.

Além disso, Scarpa é ainda um dos 14 jogadores da história que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras – os outros são os goleiros Weverton, Jailson, Marcos e Velloso, os zagueiros Luan, Gómez e Cleber, os laterais Marcos Rocha e Mayke, os meio-campistas Felipe Melo, Lucas Lima e Zinho e o atacante Willian. O zagueiro Vitor Hugo e o atacante Dudu também se sagraram campeões das quatro competições, mas não disputaram o Paulista 2020 e a Libertadores 2020 até o final.

TRAJETÓRIA NO VERDÃO

O jogador chegou ao clube em 2018, vindo do Fluminense, época em que o time era dirigido pelo técnico Roger Machado. Após sequência de oito partidas entre fevereiro (quando estreou) e março, ele passou a não poder mais atuar pelo time por alguns meses devido a um imbróglio jurídico no qual o clube das Laranjeiras, que pediu impugnação do contrato do atleta e reintegração à equipe carioca (na Justiça, porém, o Alviverde conseguiu vitória e o jogador pôde voltar a atuar a partir de julho daquele ano).

Depois disso, ainda enfrentou problemas de lesão, quando, ainda com Roger Machado, precisava entrar, muitas vezes, nos últimos minutos da partida para adquirir ritmo. Portanto, após uma primeira temporada no Palmeiras de adaptação – mesmo assim, sendo peça importantíssima na conquista do Campeonato Brasileiro de 2018–, o jogador começou a despontar mesmo em 2019, ano em que foi o segundo maior garçom do time em 2019, ao lado de Marcos Rocha, com sete passes a gol, atrás só de Dudu, com 18, e também artilheiro da equipe no ano, com 13 gols, ao lado de Dudu.

Em 2020, o meia atuou em oito das 16 partidas do Verdão na campanha vitoriosa do Campeonato Paulista e marcou um gol (na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste, pela terceira rodada) – título este conquistado nos pênaltis contra o arquirrival Corinthians, em 08/08, dia que, inclusive, Scarpa foi um dos batedores do Verdão e deu sua contribuição convertendo a sua cobrança. Ao longo da temporada, ainda conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores 2020.

RELEMBRE: SCARPA COMO LATERAL-ESQUERDO EM 2020

Polivalente, o meia-armador de origem revezou-se em diversas posições durante a temporada passada: lateral-esquerdo e atacante pelos dois lados.

Meio-campista de origem, o camisa 14 tem a polivalência como uma de suas características. Durante o período em que o lateral-esquerdo titular Matías Viña estava com a Seleção Uruguaia e, depois, tornou-se desfalque pelo fato de ter contraído Covid-19, e o suplente Lucas Esteves estava lesionado, o meia canhoto Gustavo Scarpa, assim como o lateral-direito Mayke, foi testado de forma improvisada na ala esquerda e se saiu bem: contra o Ceará (11/11) e o Fluminense (14/11), vitórias por 3 a 0 e 2 a 0, pela Copa do Brasil e Brasileiro, respectivamente, ambas no Allianz Parque, o jogador foi titular da posição, além de ter feito um gol (o primeiro da partida) logo em seu primeiro jogo na nova função.