Novo técnico do sub-20, Giacomini quer formar bons atletas

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O Palmeiras acertou na manhã desta quinta-feira (11) a contratação de Diogo Giacomini como novo treinador da equipe sub-20. Após um bom trabalho desenvolvido nas categorias de base do Atlético-MG nos últimos cinco anos, o novo técnico dos juniores alviverde chega animado com a filosofia de trabalho implementada na base do Verdão, e inicia os treinamentos na manhã de segunda-feira (15) confiante em revelar bons jogadores para o time profissional.

“Estou muito motivado para trabalhar no Palmeiras, principalmente pela conversa que tive com o Brunoro, o Omar Feitosa e o Erasmo Damiani. Eles querem reestruturar a base do clube, e me sinto honrado em fazer parte dessa reformulação. Vamos fazer um trabalho forte, a médio prazo, para conseguir revelar mais atletas em condições de jogar no profissional”, disse Giacomini.

Thiago Maldonado, preparador físico da equipe sub-17, e Danilo Minutti, preparador de goleiros, completam a comissão técnica que inicia a disputa do Campeonato Paulista Sub-20 no próximo mês. Além de Diogo, também foram contratados o observador técnico Beto Médici, o preparador de goleiros Rodrigo Souza e o preparador físico Leonardo Morgado – os dois últimos devem integrar a comissão técnica da equipe sub-17, que já disputa o Paulista.

“Conhecia o Diogo, e ele sempre apresentou times bem montados, bem treinados. Fui buscar informações com pessoas que trabalhavam com ele e todas foram positivas. O Palmeiras será um desafio para ele, já que ele vai subir da categoria juvenil para os juniores. Nosso desafio é esse, trazer pessoas empenhadas em mostrar seu trabalho para formar jogadores”, afirmou Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base do Palmeiras.

Confira uma entrevista exclusiva com Diogo Giacomini, treinador do sub-20 do Palmeiras

Site Oficial: Você realizou bom trabalho no Atlético-MG, ajudando a revelar jogadores que hoje são titulares no profissional. No Palmeiras, seu objetivo também é esse? Como você encara esse desafio?

Diogo Giacomini: O objetivo número um das categorias de base, para mim, é o fornecimento de jogadores de qualidade para o profissional. Aliado a isso, formar jogadores nunca me impediu de ganhar. Com uma boa formação, os títulos vêm para coroar o trabalho. O objetivo principal da reestruturação do Palmeiras, com foco nos treinamentos e no desenvolvimento técnico e tático, é termos jogadores de qualidade, a médio prazo, para o profissional.

Site Oficial: Nesta quinta-feira você foi apresentado ao elenco. Já conversou com eles, passou sua filosofia de trabalho?

Diogo Giacomini: Já tive uma conversa inicial, passei para eles minha forma de trabalhar. Coloquei que, para se dar bem comigo, tem que se dedicar, comprometer-se com o clube. Alguns jogadores eu já conheço por enfrentá-los em anos anteriores. Sobre os outros, vou buscar muitas informações com as pessoas que já estão no clube trabalhando, para direcionar o trabalho.

Site Oficial: O elenco profissional do Palmeiras hoje conta com diversos jogadores formados nas categorias de base. Como formar novos atletas?

Diogo Giacomini: Para uma boa formação, tem que haver uma filosofia de aproveitamento no clube. Pela minha conversa com a diretoria, é o que eles querem. Só o fato de o Brunoro estar em contato com o Damiani, mostra que o profissional quer um link direto com a base. Vou ter esse link com o Gilson Kleina, e a partir disso traçar o perfil dos jogadores que queremos, para captarmos e formarmos nesse perfil. O trabalho será alinhado ao do profissional.

Site Oficial: O título da Copa São Paulo é um dos grandes desejos da torcida. Está no planejamento conquistar títulos pelo time sub-20?

Diogo Giacomini: O Palmeiras quer ganhar a Copa São Paulo, mas a primeira coisa é se preparar para voltar a formar jogadores de qualidade. Tenho certeza que o coroamento desse trabalho, um grande título, virá. Primeiramente temos que determinar métodos por categorias, para garantir a boa formação. Sempre foquei o trabalho na formação técnica dos atletas, mas isso nunca me impediu de ganhar títulos.

Site Oficial: Você terá cerca de um mês de preparação para o Campeonato Paulista. Como será esse período de treinos e o que espera da competição?

Diogo Giacomini: Tenho certeza que é um campeonato forte. Um dos mais difíceis do país, por ser longo, com equipes bem preparadas. Não é só a força das equipes da capital, mas também do interior. Espero um campeonato competitivo, acirrado. Nesse mês de preparação podemos formatar uma equipe competitiva para representar bem o Palmeiras e chegar com força para ser um dos postulantes ao título.

 

Ficha técnica:

Nome: Diogo Schüler Giacomini

Nascimento: 20/06/1979, em Santa Maria (RS)
Carreira: Internacional de Santa Maria (1999 a 2003), América-MG (2004 a 2005), Cruzeiro (2006 a 2007), Atlético-MG (2008 a 2013) e Palmeiras (2013)