O verdadeiro nome do Palestra

Depto de História da SEP

Mais do que apenas um grande clube de futebol, o PALESTRA ITALIA foi desde sua fundação um grande transformador do futebol paulista e brasileiro. Sua fundação em 1914 trouxe uma série de novidades na monótona paisagem do futebol paulista, controlado por equipes onde só atuavam filhos da elite paulistana. Ambicioso, apesar de fundado por jovens trabalhadores da colônia italiana, o clube se apresentou à sociedade paulistana com um luxuoso baile que tornava clara sua determinação em colocar os jovens trabalhadores disputando os campeonatos em condições de igualdade com os filhos da elite paulistana. Começava aí a popularização do futebol no Estado de São Paulo.

Outra novidade trazida pelo PALESTRA ITALIA foi justamente seu nome, a começar pelo termo PALESTRA. Palavra de origem grega que identificava o local onde um mestre ensinava técnicas para seus alunos, não exclusivo, mas normalmente associado a técnicas de ginástica e luta. Na Itália até hoje o termo é utilizado para espaços como academias de ginástica, ao contrário da interpretação brasileira.

Já na ata da 1ª Assembléia Geral de Sócios do “PALESTRA ITALIA”, realizada em 26/08/1914 fica clara a composição do nome.

http://www.palmeiras.com.br/upload/1imagem.jpg

Reforçado na ata da 1ª Reunião do Conselho Diretivo do “PALESTRA ITALIA”, realizado em 01/09/1914.

http://www.palmeiras.com.br/upload/2imagem.jpg

E consolidado no 1º Estatuto do “PALESTRA ITALIA” em impresso de 1918.

http://www.palmeiras.com.br/upload/3imagem.jpg

Vicente Ragognetti, um dos fundadores do PALESTRA ITALIA, em artigo publicado em maio de 1942 na revista Vida Esportiva Paulista, sob seu pseudônimo “O ADIDO”, comenta que “Todos os clubes da nossa terra querida, à guisa de prótese, tem o famoso “Clube Atlético” ou o sovado “Esporte Clube”. Assim temos “Clube Atlético Paulistano”, “Esporte Clube Corinthians Paulista”, “São Paulo Futebol Clube”, e continua a marcha no calendário, longo e pitoresco da nossa vida esportiva. Para o Palestra o caso é diferente … “ e segue explicando esta e outras transformações que tornaram o Palestra o clube mais popular do Brasil.

http://www.palmeiras.com.br/upload/4imagem.jpg

Não deixa dúvidas, tampouco são dúbios os demais documentos. Estatuto social, atas das reuniões, carteira de sócio, documentos do clube, e por via de conseqüência as matérias de jornais, revistas e publicações do próprio clube ou a ele referenciados. Nenhum aposto, penduricalho ou outra designação. PALESTRA ITALIA, o bastante e assim designado para ser único. Foi com este nome que o clube se firmou no cenário nacional, conquistando os campeonatos paulista de 1920, 1926, 1927, 1932, 1933, 1934, 1936 e 1940 e o primeiro campeonato nacional de clubes profissionais em 1933, além de inúmeras conquistas no futebol e demais categorias esportivas.

Foi assim PALESTRA ITALIA até 1942, quando por imposição do governo e de autoridades militares, forçado a mudar de nome primeiro excluindo a referência a pátria de seus fundadores, e não sendo suficiente, meses depois excluindo Palestra e mudando em definitivo para SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.

DEPARTAMENTO DE ACERVO HISTÓRICO E MEMÓRIA DA S.E. PALMEIRAS

Foto das atas e estatuto : Luciano Pasqualini
Revista Vida Esportiiva Paulista : acervo de Mario Gianini