Departamento de Comunicação

Antes de embarcar rumo ao Catar onde disputará a Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020™️, o Verdão entrou em campo na tarde desta terça-feira (02), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, para receber o Botafogo-RJ, no Allianz Parque. Com gol do zagueiro Emerson Santos, o Verdão abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, mas sofreu empate aos 14 da etapa final, com Rafael Navarro.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com este um ponto somado, o Verdão defendeu invencibilidade de nove jogos no Campeonato Brasileiro em sua casa, sendo cinco vitórias em sequência (Atlético-MG, 3 a 0, Fluminense, 2 a 0, Athletico-PR, 3 a 0, Bahia 3 a 0 e RB Bragantino, 1 a 0), um empate (contra o Grêmio, 1 a 1), nova vitória (sobre o Corinthians, por 4 a 0) e, por último, outros dois empates (contra o Vasco, 1 a 1, e agora, Botafogo, pelo mesmo placar), totalizando cinco vitórias e quatro igualdades.

Sexto colocado na tabela, com 53 pontos em 33 jogos, aparecem à frente do Maior Campeão do Brasil no Campeonato Nacional o Fluminense (5º, com os mesmos 53 pontos em 33 jogos, à frente nos critérios de desempate), o São Paulo (4º, com 58 pontos em 33 embates), o Atlético-MG (3º, com 60 pontos em 33 duelos), o Flamengo (vice-líder, com 61 pontos em 33 partidas) e o Internacional (líder, com 65 pontos em 33 prélios).

O Palmeiras foi a campo com time alteranativo, pois alguns jogadores foram preservados depois da conquista da CONMEBOL Libertadores diante do Santos, no Maracanã, no último sábado (30), em jogo único válido pela final do Continental. Desta forma, Abel Ferreira escalou: Weverton; Mayke, Emerson Santos, Alan Empereur e Renan; Felipe Melo, Patrick de Paula e Lucas Lima; Breno Lopes, Willian e Gustavo Scarpa.

Foram preservados pela comissão técnica para esta partida os seguintes jogadores: Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Matías Viña, Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga, Luiz Adriano e Rony. Além deles, ainda estão em tratamento no Núcleo de Saúde e Performance (NSP): Wesley (transição física), Luan Silva (cirurgia no joelho esquerdo) e Gabriel Veron (lesão na coxa esquerda).

O fato de ter marcado gol hoje mantém o Palmeiras entre os times que menos jogos passam em branco neste Brasileirão, em segundo lugar, seguido do Flamengo, Fluminense e Grêmio (27 gols em 33 jogos). A equipe fez gols em 28 de suas 33 partidas até o momento, um aproveitamento de 84,3% – o líder do ranking é o São Paulo, que marcou em 29 de suas 33 partidas, com aproveitamento de 87,8%.

O tento feito por Emerson Santos – primeiro dele pelo Verdão – fez com que o Palmeiras chegasse a 70 gols em 35 jogos como mandante na temporada. Com esse número, o Palmeiras possui o melhor ataque como mandante entre todos os clubes da elite do futebol brasileiro na temporada de 2020. Em seguida, aparecem o Flamengo, com 62 gols em 31 jogos, e o Grêmio e o Internacional, ambos com 60 gols em 33 jogos. No geral, contabilizando todos os jogos oficiais como mandante e visitante, o Verdão registra a segunda melhor marca, com 112 gols em 68 jogos, atrás apenas do Flamengo, que tem 123 gols em 65 jogos. O terceiro colocado do ranking é o São Paulo, com 102 gols em 59 jogos.

Nos aspectos individuais, vale destacar que Willian chegou a 87 jogos dentro do Allianz Parque e, com isso, superou Fernando Prass, com quem estava empatado, e passou a ser o segundo atleta palmeirense que mais jogou no Allianz Parque, atrás só de Dudu, com 127. No Allianz, aliás, Willian é o vice-artilheiro, com 21 bolas na rede na arena alviverde, só está de Dudu neste quesito, com 33, e o terceiro em assistências (11, uma a menos que Marcos Rocha, com 12 – ambos atrás de Dudu, com 35).

Já o técnico Abel Ferreira, que assumiu o time em 05/11/2020 em um jogo que valia classificação para as quartas de final da Copa do Brasil (vitória por 1 a 0 diante do RB Bragantino, com gol de Gabriel Veron), soma desde então 23 jogos, 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Apenas pelo Brasileirão, são 13 jogos, seis vitórias, três empates e quatro revezes, sendo que, destes 13, sete foram disputados no Allianz Parque, e o treinador atual possui quatro vitórias e três empates – portanto, está invicto na arena do Verdão em jogos do Nacional. De forma geral, no Allianz Parque, Abel dirigiu o time em 13 ocasiões e perdeu uma única vez: pela Libertadores, no último dia 12, para o River Plate-ARG, por 2 a 0 (mas, ainda assim, o duelo valeu classificação, pois o Alviverde bateu o River por 3 a 0 na Argentina e, então, mesmo perdendo, avançou à final do Continental e sagrou-se campeão) – acumulou, além deste único revés, oito vitórias e quatro empates.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Emerson Santos (Kuscevic, 41’/1ºT), Alan Empereur (Gabriel Silva, 41’/2ºT) e Renan; Patrick de Paula, Felipe Melo (Gabriel Menino, 21’/2ºT); Breno Lopes, Lucas Lima (Lucas Esteves, 21’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Willian. Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos (SEP): Breno Lopes e Alan Empereur.

Gol (SEP): Emerson Santos, aos 15′ do 1ºT (1-0)